“Nunca escondi a disponibilidade” de continuar no Governo, diz Alexandra Leitão

  • ECO
  • 12 Abril 2022

"As decisões são do primeiro-ministro, é o seu Governo", sublinhou a antiga ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.

Alexandra Leitão era apontada como futura ministra da Justiça, mas terá sido António Costa que não quis. “Nunca escondi a disponibilidade, mas naturalmente que estas coisas não se esperam nem se planeiam“, revela a ex-ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, uma pasta extinta no novo Governo, em entrevista ao Público.

Após não integrar o novo Governo, Alexandra Leitão recusou o convite do primeiro-ministro para liderar a bancada socialista no Parlamento por, conforme afirmou à Lusa, considerar ter um “perfil mais executivo”. Agora, apontou apenas “razões estritamente pessoais” e disse que é um “assunto encerrado”. Além disso, não foi reconduzida no secretariado nacional do partido: “São novos ciclos. […] Não faço nenhuma interpretação especial“.

“Uma maior assertividade de uma mulher na política, como em geral na vida, é-lhe mais prejudicial do que o mesmo nível de assertividade num homem”, considerou ainda a agora deputada socialista, revelando que foi aconselhada pelas assessoras “a ter cuidado para não passar uma imagem de zangada”. “Acho que há mais a preocupação quando é uma mulher a correr o risco de perder o controlo”, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Nunca escondi a disponibilidade” de continuar no Governo, diz Alexandra Leitão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião