Tiroteio no metro de Nova Iorque deixa vários feridos

Autoridades confirmam várias pessoas baleadas e explosivos por detonar dentro da estação de metro 36th Street, em Brooklyn, Nova Iorque.

Várias pessoas ficaram feridas após disparos e uma possível explosão na estação de metro 36th Street em Nova Iorque, nos EUA, tendo ainda sido encontrados diversos explosivos por detonar, avançaram esta terça-feira as autoridades locais. O balanço aponta para um total de 16 vítimas, 10 com ferimentos resultantes dos disparos, e cinco em situação crítica, mas estável. O motivo do ataque ainda é desconhecido.

Após responder a um alerta de fumo, às 8h30, na estação de metro de 36th Street, em Brooklyn (Nova Iorque), o Corpo de Bombeiros de Nova Iorque confirmou ter encontrado várias pessoas baleadas, bem como dispositivos por detonar. O serviço nas linhas D, N e R foi interrompido, bem como em algumas estações em Manhattan, sendo esperados atrasos também nas linhas B, F e Q.

O Departamento Policial de Nova Iorque (NYPD) confirmou via Twitter que não existiam, à data de publicação, explosivos ativos nas instalações, e aconselhou a população a manter-se longe do local. O Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives, e o FBI também estiveram presentes no local. As autoridades avançaram estar à procura de um suspeito cuja descrição aponta para um afro-americano de 1,65m que abandonou o local.

O incidente surge numa altura em que o crime e o número de pessoas em busca abrigo no metro de Nova Iorque aumentou.

As autoridades não avançaram quantas pessoas ficaram feridas em função dos disparos, nem o seu estado. Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, informou que o presidente americano, Joe Biden, já está a par dos acontecimentos, e acrescentou que a equipa sénior em Washington já está em contacto, e a prestar apoio, junto das autoridades locais.

Em conferência de imprensa, Keechant Sewell, comissária da Polícia de Nova Iorque, divulgou que as autoridades não estão a investigar o caso “como um ato de terrorismo”, embora não descartem esse cenário, e acrescentou que embora se trate de um ato violento, “não temos ninguém com danos que possam provocar a morte”, sendo esta uma informação sujeita a alterações. A comissária adiantou que o ataque teve início numa carruagem onde um individuo, com uma máscara de gás, abriu e lançou uma bomba de fumo e começou a disparar atingindo várias pessoas na estação e na carruagem.

O suspeito em questão é de origem afro-americana, tinha um colete verde e uma sweatshirt cinzenta, avançou Sewell. Por sua vez, a governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, adiantou que o suspeito ainda está em fuga, é perigoso, e pediu à população para se manter vigilante. A governadora reconheceu ainda a recente subida da criminalidade na cidade, e garante que vai “dar todos os recursos do nosso estado para lutar contra este aumento do crime”.

(Notícia atualizada às 17h57)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tiroteio no metro de Nova Iorque deixa vários feridos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião