UE já prepara embargo ao petróleo russo

  • ECO
  • 14 Abril 2022

O The New York Times noticia que as instituições europeias iniciaram a legislação que levará ao embargo do petróleo russo, mais uma sanção virada ao Kremlin perante a ofensiva na Ucrânia.

Após semanas de resistência, a União Europeia parece inclinada a avançar com um embargo ao petróleo russo. De acordo com o The New York Times, as instituições europeias preparam já o esboço da legislação que permitirá sancionar o petróleo com origem na Rússia, de forma a penalizar mais o país por ter invadido a Ucrânia. Contudo, esta nova sanção não deverá ser discutida a nível europeu até que terminem as eleições francesas, cuja segunda volta acontece a 24 de abril, para evitar que o impacto económico prejudique o incumbente Emmanuel Macron e ajude Marine Le Pen.

Este embargo tem tido a resistência de vários Estados-membros, nomeadamente a Alemanha, por causa dos seus potenciais custos e o risco de disrupção na Europa. Porém, o NYT diz que diplomatas europeus e os responsáveis da UE, que falaram sob anonimato, consideram que os países estão agora preparados para dar este passo, optando por um embargo faseado que dê tempo às economias para arranjarem fornecedores alternativos.

De acordo com dados da Reuters, a UE é o destino de 29% do petróleo russo.

Uma abordagem semelhante foi adotada no caso do embargo da União Europeia ao carvão russo com a concessão de um período de transição de quatro meses. O embargo ao petróleo russo era visto como impensável pelo que esta abordagem faseada será um dos requisitos para convencer os 27 Estados-membros numa altura em que a Rússia prepara-se para um renovado ataque no leste da Ucrânia.

Até ao momento, a UE já aprovou cinco pacotes de sanções tendo a Rússia, indivíduos russos e empresas russas como alvo. Fora da mesa continua um eventual embargo ao gás natural russo.

Em Londres, o barril de Brent valoriza 2,41% para 111,41, ao mesmo tempo que o WTI avança 1,99% para 106,32 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE já prepara embargo ao petróleo russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião