Uso de transportes públicos dispara 137% no primeiro trimestre

Metropolitano de Lisboa assistiu a uma maior recuperação. Apesar disso, o número de passageiros continua inferior ao período pré-pandemia.

Entre janeiro e março deste ano, a utilização dos transportes públicos disparou. De acordo com os dados do Ministério do Ambiente, observou-se um aumento de 137% face ao ano passado no uso dos metros do Porto e Lisboa e dos barcos da Soflusa/Transtejo.

“Das três empresas, o Metropolitano de Lisboa foi aquela em que se assistiu a uma maior recuperação“, neste caso de 146% face ao mesmo trimestre do ano passado, diz aquele ministério, em comunicado enviado esta quinta-feira.

Apesar do aumento do número de passageiros, “a procura por estes meios de transportes coletivos ainda está aquém da verificada no primeiro trimestre de 2019”, quando a operação das empresas ainda não estava a ser afetada pela pandemia. Assim, o número de passageiros verificado no primeiro trimestre de 2022 representa 72% da procura registada no primeiro trimestre de 2019 e 77% da procura do primeiro trimestre de 2020.

No triénio 2019-2021, diz o Ministério do Ambiente, as várias iniciativas que o Governo lançou para incentivar ao uso de transportes públicos mobilizaram 662 milhões de euros. Este ano, na proposta de Lei do Orçamento de Estado, estão inscritos 138,6 milhões de euros para o do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), tal como em 2021.

A este valor podem acrescer mais 100 milhões de euros para “assegurar os níveis de oferta nos sistemas de transportes públicos abrangidos pelo PART, tendo em conta um cenário mais adverso dos efeitos da crise pandémica no sistema de mobilidade”. O Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP) será reforçado para 15,5 milhões de euros, refere o mesmo comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uso de transportes públicos dispara 137% no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião