Uber adiciona aviões e comboios para ser “super app” de transportes

Empresa reforça oferta de serviços no Reino Unido depois de ter conseguido estender licença para operar em Londres. Se a experiência correr bem, será replicada noutros países.

Dara Khosrowshahi, o CEO da Uber, há vários anos que traçou a ambição de construir “a Amazon dos transportes”. Esta semana, a empresa deu um passo decisivo nesse sentido, ao anunciar que a aplicação vai passar a permitir a compra de bilhetes de avião, comboio e autocarro. O serviço arranca no Reino Unido e, se correr bem, será estendido a outros países.

A estratégia de criar uma “super app”, lançada em 2018, foi travada pela pandemia, mas está agora a ganhar força. A empresa anunciou na quarta-feira que vai adicionar à sua aplicação a compra de viagens de avião, comboio e autocarro, bem como o aluguer de carros.

“Há vários anos que os clientes podem reservar viagens de carro, bicicletas, serviços de barco e scooters na aplicação Uber. Adicionar comboios e autocarros é uma progressão natural”, afirma Jamie Heywood, CEO da empresa no Reino Unido, num comunicado citado pela CNBC.

Até ao fim do ano, planeamos incorporar voos e, no futuro, hotéis, integrando parceiros líderes para criar uma experiência de viagem de porta em porta perfeita“, acrescenta o responsável. Um dos exemplos é o Eurostar, o comboio que liga Londres a algumas cidades europeias através do túnel do Canal da Mancha.

O anúncio marca a aposta estratégica da Uber em passar a integrar serviços de terceiros em vez de apenas a sua própria oferta. Para isso, a empresa de São Francisco vai integrar a ligação com os parceiros no seu software. Cobrará depois uma comissão pelas vendas.

Não é a primeira vez que a Uber o faz. Nos EUA, estabeleceu em 2019 uma parceria com a HeliFlite para lançar o Uber Copter, oferecendo ligações de helicóptero entre Manhattan e o aeroporto JFK. Em março, passou a integrar na app os táxis da cidade de Nova Iorque. No Reino Unido, juntou-se à Thames Clippers, em 2020, para oferecer viagens de barco no Tamisa.

A aposta no reforço de serviços no Reino Unido acontece depois de ter garantido uma licença de 30 meses para continuar a operar em Londres, após uma batalha legal com os reguladores locais.

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