Trabalhadores dos postos de turismo de Lisboa estão em greve por Acordo de Empresa

  • Lusa
  • 14 Abril 2022

"Nesta empresa não há regras, os horários não estão regulamentados e os trabalhadores não têm vida pessoal", aponta o sindicato.

Os trabalhadores dos postos de turismo de Lisboa, da Lismarketing, iniciaram esta quinta uma greve de dois dias em defesa de um Acordo de Empresa, que levou ao encerramento de cerca de dois terços dos 16 postos, informou o sindicato envolvido.

Paulo Lopes, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca (Simamevip), que convocou o protesto, disse à agência Lusa que, dos cerca de 170 trabalhadores da Lismarketing, apenas trabalharam os contratados.

Segundo o sindicalista, apenas conseguiram abrir seis postos de informação de turismo da capital, entre eles o do Palácio Foz, nos Restauradores, e o do aeroporto. No início do ano, o Simamevip apresentou à Lismarketing uma proposta de Acordo de Empresa (AE) para regulamentar as condições de trabalho, mas “a empresa recusou-se a negociar”.

“Nesta empresa não há regras, os horários não estão regulamentados e os trabalhadores não têm vida pessoal”, disse Paulo Lopes. O dirigente disse ainda que a maioria dos trabalhadores destes postos de turismo tem formação académica, mas recebe o salário mínimo nacional.

Para tentar desbloquear a situação, o sindicato já pediu reuniões aos vários partidos representados na Assembleia Municipal de Lisboa e tem uma reunião marcada para quarta-feira com o vice-presidente da câmara municipal de Lisboa.

A Lismarketing pertence à Associação de Turismo de Lisboa e tem de assegurar informação e apoio aos turistas, gerir e explorar postos de turismo criar, produzir e comercializar ‘merchandising’.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores dos postos de turismo de Lisboa estão em greve por Acordo de Empresa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião