5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 19 Abril 2022

António Costa Silva reúne com Turismo de Portugal no Museu da Eletricidade, em Lisboa. INE divulga juro implícito de março no crédito à habitação, e Eurostat lança explicador do gás natural europeu.

A Netflix apresenta hoje os resultados do primeiro trimestre de 2021, enquanto as bolsas europeias retomam as negociações após o fim de semana da Páscoa. Estes são alguns dos assuntos que vão marcar o dia.

Bolsas europeias retomam negociações depois da Páscoa

As bolsas europeias retomam as negociações depois do fim de semana prolongado da Páscoa. Os investidores vão ter a oportunidade de reagir aos últimos desenvolvimentos da guerra na Europa, incluindo o cerco russo à cidade ucraniana de Mariupol, que pode representar uma vitória importante para o Kremlin. Além disso, os investidores vão continuar atentos aos juros da dívida soberana. Na segunda-feira, as taxas de juro da dívida pública norte-americana a 10 anos atingiram máximos de três anos.

INE publica juros implícitos da casa

O INE vai publicar as taxas de juro implícitas no crédito à habitação referentes a março. Em fevereiro, desceram pelo terceiro mês consecutivo, fixando-se nos 0,793%, mas mantendo-se acima do recorde mínimo de 0,785%. No entanto, no que toca aos contratos celebrados nos últimos três meses, “a taxa de juro subiu de 0,684% em janeiro para 0,739% em fevereiro”. As atenções estarão mais centradas nestes últimos, dado que podem deixar pistas sobre o efeito do novo ciclo de subidas dos juros nos novos créditos para compra de casa.

Netflix apresenta resultados

A Netflix vai divulgar o resultados financeiros e operacionais do primeiro trimestre. Nos últimos três meses de 2021, as receitas da plataforma cresceram cerca de 16%, com um aumento de 9% no que toca à média de assinaturas pagas. Os investidores vão estar particularmente atentos ao número de subscrições, numa altura em que arrefece o entusiasmo pelo streaming que se gerou com os confinamentos a partir de 2020. Também a Johnson & Johnson presta hoje contas aos investidores.

Costa Silva encerra evento do Turismo de Portugal

António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, vai encerrar uma sessão pública organizada pelo Turismo de Portugal, relacionada com a adesão à Carta de Compromisso por parte de meia centena de empresas do setor que já concluíram as ações de capacitação piloto no âmbito do Programa Empresas Turismo 3600. O ministro tem sido questionado sobre as declarações no Parlamento, onde sugeriu a possibilidade de o Governo aprovar um imposto sobre os lucros conjunturais das empresas. No mesmo evento, que decorre na parte da manhã, estará também a secretária de Estado com a pasta do Turismo, Rita Marques.

Eurostat publica informação sobre mercado de gás natural na UE

O Eurostat vai publicar esta terça-feira um explicador sobre o mercado de gás natural na União Europeia, principalmente ao nível do fornecimento deste combustível para a região. A informação ganha expressão numa altura em que o bloco comunitário enfrenta uma crise energética exacerbada pela guerra na Europa. A Rússia é o principal fornecedor de gás natural e já chegou a ameaçar cortar o abastecimento se este não for pago em rublos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião