Mélenchon quer ser primeiro-ministro

Jean-Luc Mélenchon, terceiro colocado na primeira volta das eleições francesas, já se vê como primeiro-ministro, depois de apelar contra o voto em Le Pen.

O terceiro colocado da primeira volta de eleições presidenciais francesas, Jean-Luc Mélenchon, admite que quer ser primeiro-ministro quer vença Emmanuel Macron ou Marine Le Pen na segunda volta deste domingo, avançou esta quarta-feira a Bloomberg (acesso condicionado).

“Peço aos franceses que me elejam enquanto primeiro-ministro” disse Mélenchon, que também apelou aos seus apoiantes a não votarem em Marine Le Pen. No entanto, o líder da esquerda francesa admitiu não ser sua função dizer à população se deveriam, ou não, votar em Macron, votar em branco ou absterem-se.

O candidato de 70 anos obteve 22% dos votos na primeira volta das eleições francesas, ficando 420.000 votos abaixo dos necessários para ir à segunda volta. Mélenchon conta com o apoio da esquerda francesa, representada por cerca de 7,7 milhões de apoiantes. O candidato sugeriu ainda estar recetivo a uma aliança com os restantes partidos à esquerda de modo a obter a maioria no parlamento.

A constituição francesa estabelece que o presidente está encarregue de nomear o primeiro-ministro, mas caso o presidente não tenha a maioria, tradicionalmente, é escolhido um primeiro-ministro da mais recente maioria. Macron e Le Pen já anunciaram políticas sociais ou verdes, de modo a atrair os apoiantes de Mélenchon, sendo que o mesmo ainda não confirmou se iria concorrer às legislativas marcadas para junho, onde se elegem os 577 membros da assembleia francesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mélenchon quer ser primeiro-ministro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião