Petróleo sobe mais de 1%, entre receios com abastecimento e embargo da UE

As preocupações com a oferta de "ouro negro" estão a influenciar as negociações do petróleo, com o Brent a rondar os 108 dólares.

Os preços do petróleo avançam mais de 1% na manhã desta quinta-feira, ainda com as preocupações com o abastecimento da matéria-prima devido a um possível embargo da União Europeia (UE) ao petróleo russo a impactar a negociação. Isto dias depois da diminuição da oferta da Líbia abalar o mercado.

Esta manhã, o Brent, referência europeia, valoriza 1,57% para os 108,48 dólares o barril. Já o West Texas Intermediate (WTI), em Nova Iorque, ganha 1,44% para os 103,64 dólares.

“As discussões da UE para proibir ou eliminar gradualmente as compras de petróleo russo, a maior influência nos preços do petróleo nos últimos dias, estão em segundo plano, mas ainda não resolvidas, o que pode limitar os preços do petróleo a uma faixa relativamente estreita numa base de liquidação diária”, apontou Vandana Hari, do Vanda Insights, à Reuters.

Existem ainda outros fatores a pesar no sentimento, A Líbia, que faz parte da OPEP, disse na quarta-feira que o país estava a perder mais de 550 mil barris por dia de produção de petróleo devido a bloqueios nos principais campos e terminais de exportação.

É também de sinalizar as perspetivas de procura na China, já que o país, que é o maior importador de petróleo do mundo, está a diminuir lentamente as restrições da Covid-19 que atingiram o setor da produção e as cadeias de abastecimento globais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo sobe mais de 1%, entre receios com abastecimento e embargo da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião