“Escolhemos não gastar os trunfos todos em 2022”, diz Medina

  • ECO
  • 22 Abril 2022

O ministro das Finanças defende que o Orçamento do Estado para 2022 "não comete o erro de ser despesista".

O ministro das Finanças defende que é necessário ter uma margem para 2023, nomeadamente com a incerteza que se vive, explicando assim que o Governo escolheu “não gastar os trunfos todos em 2022”, em entrevista ao Expresso (acesso pago). Fernando Medina sublinha assim a importância da redução da dívida.

“Se assistirmos a uma mudança da política monetária, com subidas das taxas de juro”, será importante “conseguirmos manter a nossa posição atual”, disse Medina, não divergindo em matéria de dívida pública do seu antecessor João Leão. Assim, o ministro defende que este é um Orçamento que “não comete o erro de ser despesista”, tendo uma “preocupação grande” em conseguir ganhar “margem na política orçamental face a um futuro que é muito incerto”.

Questionado sobre a “popularidade” com a qual entra no cargo, Medina diz que a “principal qualidade que um governante deve ter é prudência”. “No meu caso, está-se a passar algo com alguma rapidez: passei de ser um ministro político em que se viam os riscos do despesismo há 15 dias para um ministro em que já se vê pouca popularidade”, nota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Escolhemos não gastar os trunfos todos em 2022”, diz Medina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião