Portugal regista mais casos mas menos óbitos por Covid-19 na última semana

Entre 12 de abril e a passada segunda-feira, 18 de abril, foram registados 60.083 novos casos de infeção e 139 mortes por Covid-19.

Entre 12 de abril e a passada segunda-feira, 18 de abril, a Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 60.083 novos casos de Covid-19, em termos acumulados, isto é, mais 706 face aos registados na semana anterior. O boletim desta sexta-feira indica ainda que, neste período, morreram mais 139 pessoas com a doença, menos nove óbitos em relação aos sete dias anteriores.

Por regiões, entre 12 e 18 de abril a maioria das novas infeções foi registada em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Dos 60.083 novos casos confirmados, 20.703 localizam-se nesta região (34,5%), seguindo-se a região Norte, que contabilizou 16.100 novas infeções (26,8%).

Quanto à taxa de mortalidade em Portugal está em 13 óbitos por milhão de habitantes, a sete dias, verificando-se um recuo de 6% face ao valor registado na semana anterior (entre 5 a 11 de abril).

A maioria dos infetados continua a recuperar em casa, tendo-se continuado a verificar um aumento no número de pessoas hospitalizadas com Covid-19. Na segunda-feira, 18 de abril, havia 1.207 pessoas internadas, isto é, mais 35 face à semana anterior (a 11 de abril). Deste total, 46 pessoas estavam internadas em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos 14 face à semana anterior.

O boletim indica ainda que a incidência em Portugal fixou-se nos 583 casos por 100 mil habitantes, numa média a sete dias, o que representa um aumento de 1% face ao registado na semana anterior (estava em em 577 casos por 100 mil habitantes). Além disso, também o risco de transmissibilidade (rt) aumentou para 1, numa média a cinco dias (estava em 0,94).

Recorde-se que, apesar de Portugal ainda “não está no patamar ideal”, dado que a incidência em território nacional ainda é elevada e que a taxa de mortalidade específica por Covid-19 ainda se mantém acima do limiar de 20 óbitos por milhão de habitantes, a 14 dias, recomendado pelo ECDC para considerar a pandemia “controlada”, a ministra da Saúde sinalizou que “as circunstâncias mudaram”, pelo que o Governo levantou a obrigatoriedade de uso de máscara na generalidade dos espaços fechados, mantendo-se obrigatória apenas para transportes públicos (incluindo táxis, TVDE e aviões), lares (ou equiparados) e serviços de saúde.

Além disso, o Executivo decidiu ainda levantar a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital de recuperação ou teste negativo à Covid para entrar em lares de idosos ou para as visitas a estabelecimentos de saúde. Termina ainda a obrigatoriedade de preencher o formulário de localização de passageiros à chegada a Portugal, quer por via área, quer para os navios cruzeiro. As novas medidas entraram em vigor esta sexta-feira.

Boletim epidemiológico da semana de 12 a 18 de abril de 2022:

(Notícia atualizada pela última vez às 19h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal regista mais casos mas menos óbitos por Covid-19 na última semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião