Como poupar energia? 9 conselhos da Comissão Europeia e AIE
Desligar o aquecimento e reduzir o uso de ar condicionado, usar transportes públicos e o teletrabalho são algumas das medidas defendidas pelas duas instituições para reduzir o consumo de energia.
A Agência Internacional de Energia (AIE) e a Comissão Europeia delinearam nove medidas simples que os consumidores podem adotar para reduzir o seu consumo de energia e poupar dinheiro. Se adotadas por todos os cidadãos do bloco comunitário, permitiriam poupar petróleo suficiente para encher 120 barcos-cisterna e gás natural suficiente para aquecer quase 20 milhões de casas, aponta Bruxelas.
Desligar o aquecimento e reduzir o uso de ar condicionado; ajustar as definições da caldeira; trabalhar a partir de casa; usar o carro de forma mais económica; reduzir a velocidade nas autoestradas; deixar o carro em casa aos domingos nas grandes cidades; caminhar ou fazer pequenas viagens de bicicleta em vez de levar o carro; utilizar transportes públicos; e privilegiar viagens de comboio em vez de avião são os nove conselhos, baseados em dois planos da AIE.
Estas ações, concebidas com o intuito de ajudar a Ucrânia através da redução da dependência da União Europeia de combustíveis russos, e também para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, foram apresentadas e discutidas pelo diretor executivo da AIE, Fatih Birol, e pelo diretor-geral para a Energia da Comissão Europeia, Ditte Juul Jørgensen, durante um evento virtual transmitido na quinta-feira.
Por outro lado, visam ajudar as famílias e empresas na UE que se deparam com faturas de eletricidade mais elevadas devido à crise energética, exacerbada pela guerra na Ucrânia. “Utilizar menos energia não só é uma forma imediata de os cidadãos da UE reduzirem as suas contas, como também apoia a Ucrânia, reduzindo a necessidade de petróleo e gás russo, ajudando assim a reduzir os fluxos de receitas que financiam a invasão”, sublinha o Executivo comunitário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Como poupar energia? 9 conselhos da Comissão Europeia e AIE
{{ noCommentsLabel }}