PIB da Zona Euro cresce 0,2% no primeiro trimestre

A economia europeia resistiu, para já, ao efeito da guerra e ainda cresceu 0,2% em cadeia no primeiro trimestre. Em termos homólogos o crescimento do PIB foi de 5%.

O PIB da Zona Euro desacelerou no arranque de 2022. Após ter crescido 0,3% em cadeia no quarto trimestre de 2021, a economia europeia cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2022, resistindo aos efeitos iniciais da invasão russa na Ucrânia, de acordo com a estimativa rápida do Eurostat divulgada esta sexta-feira. Em termos homólogos, o PIB da Zona Euro (19 Estados-membros) cresceu 5%.

No conjunto dos 27 países da União Europeia, o PIB cresceu 0,4% em cadeia (face ao quarto trimestre) nos três primeiros meses do ano e expandiu 5,2% em termos homólogos. O Eurostat não detalha nesta estimativa rápida o que contribuiu ou não para este desempenho da economia europeia.

Portugal destaca-se pela positiva ao ser, entre os 11 Estados-membros (entre 29) para os quais há dados relativos ao primeiro trimestre, a economia com uma variação em cadeia (2,6%) e homóloga (11,9%) mais expressiva. A economia portuguesa surpreendeu face às previsões dos economistas, principalmente graças ao motor do consumo privado numa altura em que as restrições da pandemia foram sendo retiradas.

No “ranking” europeu, segue-se a Áustria com 2,5% em cadeia e 8,7% em termos homólogos e a Letónia com 2,1% e 5,6%. Porém, quando forem integrados os dados de mais Estados-membros, estas conclusões poderão ser diferentes.

Já em Itália (-0,2%) e na Suécia (-0,4%) houve uma contração da economia em cadeia e em França uma estagnação. Em termos homólogos, como seria de esperar por causa do impacto da pandemia no ano passado, todos os Estados-membros com dados disponíveis apresentaram um crescimento do PIB.

A 17 de maio o Eurostat irá divulgar dados mais completos sobre a evolução da economia europeia no primeiro trimestre de 2022.

(Notícia atualizada às 10h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB da Zona Euro cresce 0,2% no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião