Deutsche Bank confirma aumento de capital de oito mil milhões

O Deutsche Bank acaba de confirmar que vai proceder a um aumento de capital no valor de 8 mil milhões de euros. O objetivo é melhorar os rácios do banco. Operação estará concluída em abril.

O Deutsche Bank acaba de confirmar um aumento de capital de oito mil milhões de euros, através da emissão de novas ações. O objetivo é aumentar os rácios do banco.

A operação foi aprovada este domingo, após uma reunião do conselho de administração da instituição, avança o banco em comunicado e deverá estar concluída até 6 de abril deste ano.

Segundo o Deutsche Bank a operação será organizada por um sindicato bancário onde se inclui o Crédit Suisse, Barclays, Goldman Sachs, BNP Paribas, Commerzbank, HSBC, Morgan Stanley e UniCredit e está sujeita à aprovação por parte do regulador. O prospeto do aumento de capital será publicado a 20 de março.

Mas esta não é a única medida levada a cabo pela administração do gigante alemão. O plano do banco alemão prevê a manutenção do PostBank e a integração das operações de banca de retalho e de private banking, a fusão dos negócios dos mercados globais, finanças corporativas e banca de transações num única divisão e a venda de ativos onde se inclui a alienação de uma posição minoritária na Deutsche Asset Management no prazo de 24 meses.

As medidas terão um custo de dois mil milhões de euros durante o período compreendido entre 2017 e 2021, sendo que a grande maioria desses custos (70%) será refletida nos primeiros dois anos.

Após a operação o banco deverá ter um rácio de capital common equity tier 1 de 14,1%.

Dividendo para atrair investidores

As dificuldades do banco alemão tem-se agudizado ao longo dos últimos tempos. O banco está há dois anos com os resultados no vermelho, tendo fechado o último trimestre de 2016 com um prejuízo de 1,9 mil milhões de euros, fruto dos custos com questões judiciais.

As dificuldades do banco alemão agudizaram-se após as autoridades norte-americanas terem pedido um pagamento de 14 mil milhões de dólares, em setembro passado. O montante exigido pelos norte-americanos tinha como finalidade colocar um ponto final no processo judicial relacionado com títulos hipotecários.

No auge das dificuldades o banco deu início a um processo de restruturação que entre outras coisas previa o encerramento de 200 agências na Alemanha e a redução de pelo menos nove mil postos de trabalho em todo o mundo.

Tudo somado levou o banco a cancelar o pagamento de dividendos.

Agora ao fazer o anúncio do aumento de capital e numa clara tentativa de captar investidores, o Deutsche Bank informa que irá propor um dividendo de 0,19 euros por ações, na assembleia geral de acionistas que terá lugar em maio.

(notícia atualizada às 17:39)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank confirma aumento de capital de oito mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião