Reembolsos do Fisco atingiram os 1.235 milhões de euros em IRS

Entre as declarações já liquidadas, cerca de 1,3 milhões levaram a reembolsos aos contribuintes. Até este momento, o Fisco tem feito um reembolso médio de 952 euros.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já devolveu cerca de 1.253 milhões de euros em IRS até esta quarta-feira, dia 4 de maio, segundo o balanço divulgado pelo Ministério das Finanças. Até ao momento foram entregues cerca de 3,2 milhões de declarações, das quais foram liquidadas mais de 2 milhões.

“No âmbito da campanha de IRS de 2022 relativa aos rendimentos auferidos em 2021, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) reembolsou cerca de 1.253 milhões de euros até quarta-feira, dia 4 de maio“, lê-se no comunicado enviado esta quarta-feira, especificando que “até agora, foram entregues mais de 3,2 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes, sendo que 41% foram submetidas através do IRS Automático e 59% foram submetidas de forma manual”.

Entre as cerca de dois milhões de declarações já liquidadas, cerca de 1,3 milhões levaram a reembolsos aos contribuintes. Desta forma, contas feitas, o Fisco tem feito um reembolso médio de 952 euros.

Por outro lado, foram também emitidas cerca de 227 mil notas de cobrança, num total de cerca de 119 milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança), de acordo com o gabinete de Fernando Medina.

No total, é expectável que sejam entregues mais de seis milhões de declarações de IRS, tendo em conta o número fixado em 2021. Os contribuintes têm até ao final de junho para o fazer, mas muitos procuram acelerar este processo, obtendo mais rapidamente o reembolso, caso exista lugar a tal.

A entrega da declaração de IRS em 2022, referente aos rendimentos auferidos em 2021, é feita exclusivamente através do Portal das Finanças. Os contribuintes podem também recorrer à linha de apoio da AT (217 206 707).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reembolsos do Fisco atingiram os 1.235 milhões de euros em IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião