70 propostas inovadoras juntaram Seguradoras e Insurtech em Lisboa

  • ECO Seguros
  • 8 Maio 2022

Foram 70 propostas inovadoras, de produtos de seguro a soluções de distribuição, que levaram seguradoras, corretoras e mediadores a juntarem-se num evento. Saiba quem está a comandar a mudança.

“As seguradoras querem saber o que existe e como se chega a uma parceria relevante,” afirmou António Veiga Ferrão, Diretor da Fintech Solutions, consultora criada há menos de um ano pela associação Portugal Fintech, no evento que juntou empreendedores de Insurtech e mais de dezena de empresas de Seguros na apresentação de um novo estudo e troca de experiências.

Para responder àquelas questões, discutir tendências e avançar no esforço de aproximação e concretizar “práticas de colaboração com start-ups,” a consultora organizou um encontro presencial na Fintech House (FH), espaço de cowork e incubadora de inovação no centro da capital, aonde compareceram representantes de companhias como Fidelidade, Allianz, Tranquilidade, Victoria Vida, Bankinter Vida, Lusitania, Cosec, entre outras, mas também corretoras e mediadores, interessados no estudo “Insurtech Solutions and Trends”, reunindo oferta das startups relevantes e tendências.

Entre os intervenientes, Gianluca Pereyra (Visor.ai) lembrou que esta start-up soma colaborações com Fidelidade, Tranquilidade/Generali e Sabseg, e expôs casos de estudo em que a tecnológica ajuda a melhorar relação entre seguradoras e agentes na distribuição. “Ajudamos as empresas [de seguros] a melhorar o seu Customer Service”, explicou. Domingos Bruges (Habit) lidera uma equipa de especialistas junto de telecomunicações, retalho e na banca. Referiu soluções da start-up já internacionalizada, ligando tomadores de risco e distribuição: “Oferecemos o seguro e a subscrição,” sintetizou.

A completar a sessão, inovações insurtech por exemplo ao nível da mobilidade, customização de produto e digitalização, consolidadas e com parcerias (nacionais e internacionais) no setor de seguros, foram detalhadas respetivamente por Nuno Sobral (TOOLTO), João Madureira (Uthere), e Nuno Silva (Think Future).

O evento permitiu às seguradoras estabelecer contacto com os empreendedores e conhecer use cases selecionados para o lançamento do relatório. A coletânea, acessível no sítio eletrónico da Fintech Solutions, está organizada em jornadas específicas totalmente digitais, reunindo mais de 70 soluções insurtech divididas em produtos de seguro e soluções de distribuição.

Motivar ligação com o ecossistema

A Fintech Solutions está instalada no edifício histórico (originalmente conhecido como a “Casa das Varandas”) à Praça da Alegria, em Lisboa, e desenvolve projetos para aproximar e acelerar ligação organizacional entre seguradoras e as start-ups que inovam no setor.

Em outubro de 2021, quando foi apresentada esta área de consultoria da associação Portugal Fintech, António Veiga Ferrão, Diretor da Fintech Solutions explicou que, colaborar com startups é crítico para acelerar a inovação, “mas para isso é necessário ir para lá dos temas de comunicação e enfrentar os desafios de trabalhar com start-ups.” Por isso, a Fintech Solutions assumiu o desafio de abrir as organizações ao ecossistema, apoiando provas de conceito e acompanhando projetos em fase de embrião na abordagem aos investidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

70 propostas inovadoras juntaram Seguradoras e Insurtech em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião