Cidadãos da UE devem poder processar governos se poluição afetar saúde
Os cidadãos europeus devem poder avançar com uma ação judicial e pedir uma indemnização aos respetivos governos se considerarem que os níveis de poluição estão a prejudicar a sua saúde.
Os cidadãos que integram países da União Europeia (UE) podem avançar com uma ação judicial e pedir uma indemnização aos respetivos governos se considerarem que os níveis de poluição estão a prejudicar a sua saúde, defendeu esta quinta-feira a advogada-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), citada pela Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).
“Uma violação dos valores-limite para a proteção da qualidade do ar sob a lei da UE poderá dar direito a uma compensação do Estado”, sinaliza, em comunicado. Em causa está um parecer relativo a uma ação interposta por um cidadão residente em Paris, que pede ao Governo francês uma indemnização de 21 milhões de euros, alegando que a poluição do ar prejudicou a sua saúde e que o Executivo não respeitou os limites impostos pela UE.
Juliane Kokott, advogada-geral do TJUE, nota ainda que são, muitas vezes, as comunidades mais pobres que vivem e trabalham em áreas altamente poluídas, pelo que precisam particularmente de proteção judicial. Não obstante, a responsável alerta que os cidadãos precisam de provar que a sua saúde foi diretamente afetada pelo nível de poluição do ar e que os governos podem evitar ter de pagar uma indemnização se provarem que os limites de poluição do ar continuariam a ser violados mesmo se os respetivos Estados tivessem um plano de qualidade de ar em vigor.
Nos últimos anos, cerca de dez Estados-membros da UE, incluindo França, Polónia, Itália e Roménia, foram considerados culpados pelos respetivos níveis de qualidade do ar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cidadãos da UE devem poder processar governos se poluição afetar saúde
{{ noCommentsLabel }}