Dezenas de professores com mais de 62 anos ainda estão a concorrer por um lugar no quadro

  • ECO
  • 6 Maio 2022

No total, registaram-se cerca de 55 mil candidaturas para apenas 3.259 vagas, um número que compara com as mais de 60 mil candidaturas para 2.424 lugares do ano passado.

Há 88 professores com mais de 62 anos a concorrer por um lugar nos quadros, avança o Público (acesso condicionado), citando as listas provisórias de ordenação do concurso externo divulgadas esta quinta-feira. No total, registaram-se cerca de 55 mil candidaturas para apenas 3.259 vagas, um número que compara com as mais de 60 mil candidaturas para 2.424 lugares do ano passado.

Das 3.259 vagas abertas pelo Ministério da Educação — o maior número de sempre –, 2.730 são da “norma-travão” e 529 foram afetas às regiões e grupos de recrutamento (disciplinas) “mais deficitários”. Para um professor garantir um lugar na primeira prioridade e, assim, entrar no quadro, tem de ter três anos de contratos sucessivos em horários anuais e completos.

Os grupos com mais candidaturas são aqueles em que foram abertas mais vagas: o 1.º ciclo lidera com 10.972 candidatos, à frente do grupo da Educação Pré-escolar que regista 7.671 candidatos e o da Educação Especial com 4.397 candidatos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dezenas de professores com mais de 62 anos ainda estão a concorrer por um lugar no quadro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião