CEO da Iberdrola chama “tontos” a clientes do mercado regulado de eletricidade

CEO da Iberdrola chama “tontos” aos 10 milhões de clientes espanhóis do mercado regulado de eletricidade e diz que maioria dos utilizadores estão no mercado livre com preços semelhantes aos de 2018.

O CEO da energética espanhola Iberdrola, José Ignacio Sánchez Galán, defendeu que os preços elevados da eletricidade em Espanha são apenas um problema para os dez milhões de “tontos” no mercado regulado, avançou a Bloomberg esta quinta-feira.

Segundo o CEO, os clientes atualmente a pagar preços mais elevados da eletricidade são “apenas os tolos que continuam a usar o preço regulado estabelecido pelo governo”. Sánchez Galán acrescentou ainda que a maioria dos utilizadores detém contratos no mercado livre e pagam preços semelhantes aos de 2018, após o Governo retirar alguns impostos.

Segundo Galán, 20% dos utilizadores espanhóis têm contratos sujeitos a um preço fixo, embora segundo dados da entidade reguladora, esta figura situou-se em cerca de 30% em 2021. Nadia Calvino, vice-primeira-ministra e ministra da Economia em Espanha, já condenou os comentários de Galán por falta de empatia.

O CEO tem sido um dos críticos da proposta ibérica para um mecanismo temporário de fixação do teto no preço do gás natural, destinado a geração de eletricidade. Segundo Galán, a medida vai contra a noção de um mercado comum de energia europeu. A proposta de Portugal e Espanha, que aguarda autorização europeia, fixa o preço médio do gás nos 50 euros por MWh, e terá uma duração de cerca de 12 meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO da Iberdrola chama “tontos” a clientes do mercado regulado de eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião