“Estagflação não é o nosso cenário base”, diz Lagarde

Christine Lagarde defende que a estagflação não é o cenário mais provável para a Zona Euro nesta altura, apesar de a guerra estar a "desacelerar o crescimento económico" e a "acelerar a inflação".

A Presidente do Banco Central Europeu (BCE) defende que a estagflação não é o cenário mais provável para a Zona Euro nesta altura, isto apesar de admitir que a guerra na Ucrânia está a “desacelerar o crescimento económico” e a “acelerar a inflação”, afirmou Christine Lagarde, em entrevista ao jornal esloveno Delo, publicada este sábado no site da instituição.

A estagflação não é atualmente o nosso cenário base“, sinaliza a presidente do BCE, acrescentando que ” embora o grau extremamente elevado de incerteza possa causar uma desaceleração do crescimento económico acompanhada por uma elevada inflação, a situação atual não pode ser comparada à da década de 1970″.

A atual conjuntura económica tem pressionado o BCE a agir e a precipitar a primeira subida das taxas de referência numa década. Os mercados financeiros estão a antecipar uma subida de 20 pontos base em julho e são cada vez mais os membros do BCE a apontar para um aperto das condições financeiras na Zona Euro para dar conta de uma taxa de inflação que atingiu valores recorde de 7,5% em abril na região.

Questionada sobre uma subida das taxas de juro diretoras, Christine Lagarde sinaliza que “todas as opções estão em aberto” e que a instituição vai atuar gradualmente, remetendo mais esclarecimentos para a reunião de política monetária de junho. Além disso, a presidente do BCE reitera que, com base nos dados disponíveis, as compras de ativos devem terminar “no início do terceiro trimestre”.

Por fim, a presidente do BCE sinaliza ainda que a invasão russa à Ucrânia “é inaceitável e injustificável”, mas “confirmou a importância do projeto de paz que é a construção da Europa”, isto apesar de ter também demonstrado que este “ainda não está concluído, nomeadamente em áreas como defesa e a coordenação fiscal”. “Mas estou orgulhosa, como europeia, de ver a crescente solidariedade em todo o nosso continente”, elogiou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Estagflação não é o nosso cenário base”, diz Lagarde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião