Metros e Transtejo com procura até abril 28% abaixo do pré-pandemia

Metropolitano de Lisboa é o transporte público sob tutela do Ministério do Ambiente que tem maior desvio de passageiros entre os primeiros quatro meses de 2019 e de 2022.

A procura pelos metropolitanos e pelos barcos da Transtejo/Soflusa continua a recuperar mais ainda está distante dos números anteriores à pandemia. Nos primeiros quatro meses por ano, o número de passageiros transportados ficou 28% abaixo do período homólogo de 2019, segundo os dados revelados pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, que tutela estas empresas.

Entre janeiro e abril deste ano, foi registado um total de 62,228 milhões de validações no Metro de Lisboa, Metro do Porto e Transtejo/Soflusa. O número compara com os 85,865 milhões de validações verificados nos mesmos meios de transportes em igual período de 2019, antes da pandemia.

Se for contabilizado apenas abril de 2022 e o compararmos com o mesmo mês de 2019, houve menos 22% de passageiros transportados neste ano face ao último registo anterior à covid-19: 17,478 milhões de utentes em abril de 2022 face aos 22,268 milhões de utilizadores do mesmo mês de 2019.

Foi em abril de 2019 que arrancou o programa de apoio à redução das tarifas dos transportes públicos nas duas áreas metropolitanas. A partir desse mês, os utentes puderam comprar um passe mensal de transportes por 40 euros para circularem em toda a área metropolitana de Lisboa ou do Porto de transportes público; ou então um passe mensal de 30 euros para um dos municípios das duas regiões.

O Metro de Lisboa é a empresa que mais tarda em recuperar passageiros: houve menos 28% de validações no último mês (10,86 milhões) face ao período homólogo de 2019 (15,076 milhões). Em abril último houve três greves parciais nesta empresa, o que penaliza o número de validações diárias.

Sem paralisações, o Metro do Porto é a empresa mais próxima dos números pré-pandemia: houve menos 6% de validações entre abril de 2022 (5,269 milhões) e abril de 2019 (5,629 milhões).

Na travessia fluvial, Transtejo e Soflusa tiveram menos 14% de utilizadores entre abril de 2022 (1,35 milhões) e igual mês de 2019 (1,562 milhões).

Desde o mês passado que o Ministério do Ambiente e da Ação Climática começou a divulgar o número de passageiros transportados por mês nas empresas por si tuteladas, como Metro de Lisboa, Metro do Porto e Transtejo/Soflusa.

De fora destes números ficam as transportadoras rodoviárias privadas ou municipais e empresas de transporte ferroviárias de passageiros como a CP (sob tutela do Ministério das Infraestruturas) e a Fertagus (empresa privada).

(Notícia atualizada às 18h58 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metros e Transtejo com procura até abril 28% abaixo do pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião