Parque de viaturas do Estado com 1% de elétricos em 2021

  • ECO
  • 11 Maio 2022

PVE conta com 925 novos veículos em 2021, dos quais 1% são elétricos e 0,6% são híbridos. Associação ambientalista defende que Estado deve ser exemplo mas diz que o mesmo não é capaz de liderar.

O parque de viaturas do Estado (PVE) contou com 925 novos veículos em 2021, dos quais nove são elétricos e seis híbridos, o correspondente a novas entradas na ordem dos 1% e 0,6%, respetivamente, avança o Público (acesso pago). Segundo dados do relatório da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP), entraram menos 411 veículos na frota do Governo face a 2020, uma descida de 1,6%.

A 31 de dezembro de 2021, o PVE contava com 26.561 veículos, mas a maioria dos novos veículos não se encontra sujeito a critérios ambientais, pelo que o gabinete da ministra da Presidência sugere que as contas sejam feitas de forma diferente. Das 925 novas entradas, 75% correspondem a veículos especiais isentos de normas ambientais, segundo despacho de 2019.

Dos restantes 226 veículos, já sujeitos a critérios ambientais, nove são elétricos e seis híbridos, o que representa 5% e 1%, respetivamente, num universo de 184 veículos de serviços e 42 de representação (sendo 10% elétricos). Para a associação ambientalista Zero, o Estado deve ser exemplo de boas práticas na aquisição de aluguer de veículos, mas o mesmo “não é capaz de liderar esta transição”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parque de viaturas do Estado com 1% de elétricos em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião