Marcelo teme que acórdão dos metadados obrigue a rever Constituição

  • ECO
  • 11 Maio 2022

Marcelo Rebelo de Sousa não descarta possibilidade de se ter de rever a Constituição no âmbito da lei dos metadados, não prevendo sucesso na reclamação da PGR à decisão do Tribunal Constitucional.

O Presidente da República vê a situação criada pela decisão do Tribunal Constitucional de declarar as normas da “lei dos metadados” inconstitucionais como “uma chatice”, e teme que o acórdão obrigue a rever a Constituição, noticia o Público. Em causa está a conservação dos dados de tráfego e localização das comunicações efetuadas pelos cidadãos por um ano.

Uma revisão constitucional implica obter dois terços dos votos necessários para a sua aprovação, ou seja, obriga a uma negociação com outros partidos. Em alternativa, o Governo admite a possibilidade de questionar diretamente o Tribunal Constitucional quanto a uma solução legal que permita a utilização dos dados para efeitos de investigação criminal e segurança nacional.

Marcelo Rebelo de Sousa não prevê o sucesso da arguição da Procuradoria-Geral da República ao acórdão do Tribunal Constitucional, embora as preocupações de Lucília Gago reflitam a possibilidade de reabertura de todos os processos-crime onde tenham sido usados metadados enquanto prova.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo teme que acórdão dos metadados obrigue a rever Constituição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião