Bison Bank avança com despedimento de 14 trabalhadores

Bison Bank, antigo banco de investimento do Banif, avançou com um despedimento coletivo de 14 trabalhadores, mais de 20% dos quadros. Desde 2018 que acumula prejuízos de 35 milhões de euros.

O Bison Bank avançou com um despedimento coletivo que abrangeu 14 trabalhadores, representando mais de 20% do quadro de pessoal da instituição, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO.

Contactado pelo ECO, fonte oficial do antigo banco de investimento do Banif não comenta o processo, dizendo apenas que já tinha anunciado no mês passado que estava a analisar um “conjunto de medidas com vista a melhorar a eficiência económica e financeira da instituição”, e que passavam também pela “reavaliação e requalificação das suas pessoas”. Na altura, contudo, não confirmava planos de saídas.

Em 31 de dezembro de 2021, o Bison Bank empregava 63 colaboradores, de acordo com o relatório e contas do ano passado, pelo que ficará a contar com uma equipa com menos de meia centena após a concretização deste despedimento. Nos últimos meses Lijun Yang (presidente), Evert Drok e Francisco Oliveira apresentaram a demissão da administração do banco.

Desde que foi comprado à Oitante, em 2018, o banco de investimento tem somado prejuízos atrás de prejuízos. Inicialmente, o grupo de Hong Kong tencionava chegar aos lucros logo em 2020, mas o break-even ainda continua por ser atingido, isto depois de ter fechado 2021 com prejuízos de 10,6 milhões de euros.

Há cerca de um mês, o Bison Bank anunciou que recebeu autorização do Banco de Portugal para operar no mercado dos criptoativos, através da empresa Bison Digital Asset, num esforço para diversificar as áreas de negócio e aumentar as receitas.

O Bison Bank, que tem um modelo de negócio assente em comissões de banco depositário e vistos gold, é detido pela Bison Capital Financial, que, por sua vez, é detido pela Bison Capital Holding Company Limited, com sede em Hong Kong.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bison Bank avança com despedimento de 14 trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião