Equipa das Finanças debateu crescimento económico com grandes empresas

  • ECO
  • 11 Maio 2022

A terceira reunião plenária da Business Roundtable Portugal contou com a presença do ministro das Finanças e dos secretários de Estado do Tesouro e Assuntos Fiscais.

A Associação Business Roundtable Portugal, que reúne 42 das maiores empresas portuguesas, realizou esta terça-feira a sua reunião plenária e assembleia geral em Vila Nova de Gaia. A parte final dos trabalhos contou com a presença de três dos quatro membros da equipa das Finanças.

O ministro, Fernando Medina, marcou presença acompanhado dos secretários de Estado do Tesouro, João Nuno Mendes, e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes. Segundo o comunicado divulgado pela Business Roundtable Portugal (BRP), a participação dos governantes “traduziu-se num excelente exemplo de empenho, espírito colaborativo e compromisso por parte de todos – associados e Governo – face à necessidade de se assumir o crescimento económico como um desígnio nacional”.

A reunião magna da BRP aprovou um conjunto de compromissos e propostas nas suas três áreas nucleares de atuação: Pessoas, Empresas e Estado. Foram apresentados também os pilotos em curso na área da requalificação e do governance. Em dezembro foi lançado o PRO_MOV, um programa de requalificação em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

“As propostas desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho nós últimos meses, liderados pelos associados e mobilizando especialistas e consultoras externos, visam desbloquear o crescimento e materializar o propósito da Associação BRP: colocar Portugal no Top 15 europeu de riqueza per capita, tornando-o num caso de sucesso de desenvolvimento económico e social a nível mundial”, afirma a associação em comunicado.

Um misto de think tank e grupo de pressão, a Business Roundtable Portugal foi criada em junho de 2021 e reúne 42 grandes empresas que em conjunto empregam mais de 380 mil trabalhadores. A associação é liderada por Vasco de Mello, chairman do Grupo José de Mello, e tem Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, e António Rios Amorim, CEO da Corticeira Amorim, como vice-presidentes.

A segunda reunião plenária, realizada em novembro, contou com a presença de António Costa. Segundo a associação, o primeiro-ministro e os associados tiveram uma “conversa franca e aberta sobre os problemas do país com concordância em alguns aspetos e pontos de vista diferentes noutros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Equipa das Finanças debateu crescimento económico com grandes empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião