PIB trimestral está 3,1% acima do nível de 2019, diz Medina

Isolando o primeiro trimestre de 2022 e comparando-o com o primeiro trimestre de 2019, a economia portuguesa está 3,1% acima desse nível pré-pandemia. No conjunto de um ano, ainda não recuperou tudo.

O ministro das Finanças aproveitou o seu discurso no debate do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) no Parlamento para reagir aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados minutos antes: “Neste primeiro trimestre estamos já 3,1% acima do primeiro trimestre de 2019, recuperando para os níveis pré-pandemia”, anunciou Fernando Medina. Contudo, no conjunto de um ano, fazendo a média dos últimos quatro trimestres, a economia portuguesa ainda não recuperou totalmente.

Temos sinais que [nos permitem] legitimamente esperar a continuação desta dinâmica ao longo de 2022“, começou por dizer o ministro das Finanças, assinalando que “segundo os dados do INE hoje mesmo conhecidos, no primeiro trimestre deste ano a economia portuguesa cresceu a um impressionante valor superior a 11% em termos homólogos e 2,6% face aos três meses anterior”.

Isto faz com que neste primeiro trimestre estejamos já 3,1% acima do primeiro trimestre de 2019, recuperando para os níveis pré-pandemia“, acrescentou, concluindo que “esta é uma mensagem fortíssima de confiança que os trabalhadores e empresas nos estão a dar e temos de estar à altura para poder continuar”.

De facto, usando as séries estatísticas do INE e aplicando as variações anunciadas esta sexta-feira, o PIB trimestral entre janeiro e março de 2022 está 3,05% acima do mesmo trimestre em 2019, período pré-Covid. No primeiro trimestre deste ano a economia “produziu” um valor acrescentado de pouco mais de 52 mil milhões de euros, o que compara com pouco mais de 50,5 mil milhões de euros no mesmo período há três anos.

Porém, para aferir se a economia portuguesa já superou os níveis pré-pandemia é preciso comparar um ano inteiro e nessa perspetiva Portugal está atrasado face aos países europeus. Nessa ótica, comparando os últimos quatro trimestres (incluindo o primeiro trimestre de 2022) com o ano inteiro de 2019, o PIB português ainda está a 1,26% do nível pré-Covid, de acordo com os cálculos do ECO com base nos dados do INE. Em 2019, a economia “produziu” 203,8 mil milhões de euros, o que compara com 201,3 mil milhões de euros “produzidos” nos últimos quatro trimestres.

A expectativa do Governo é que, com crescimento de 4,9% no conjunto do ano, o PIB chegue ao final de 2022 com um nível 0,7% superior ao de 2019. A evolução do primeiro trimestre surpreendeu face todas as previsões disponíveis, mas a dúvida está no potencial impacto da guerra no segundo trimestre e seguintes. Se esta dinâmica do arranque do ano se mantivesse a recuperação seria mais rápida, mas é expectável uma forte travagem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB trimestral está 3,1% acima do nível de 2019, diz Medina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião