Wall Street abre em baixa com receio de subida das taxas de juro

  • Joana Abrantes Gomes
  • 12 Maio 2022

As tecnológicas estão entre as cotadas que mais pressionam Wall Street, com a Tesla e a Apple a caírem mais de 2%.

Um dia após serem conhecidos os dados da inflação nos EUA, que baixou de 8,5% em março para 8,3% em abril, os três principais índices da bolsa de Nova Iorque voltaram a abrir em queda na sessão desta quinta-feira. As ações de crescimento lideram as perdas, face aos receios dos investidores de que a subida das taxas de juro pela Reserva Federal leve a economia norte-americana a uma situação de recessão.

Neste contexto, enquanto o industrial Dow Jones recua 0,53%, para 31.665,39 pontos, o S&P 500 perde 0,85%, para 3.901,91 pontos, voltando assim a ficar abaixo do patamar dos 4.000 pontos, que chegou a recuperar na terça-feira. O tecnológico Nasdaq lidera de novo as perdas e cai 1,32%, para 11.214,06 pontos, com a Apple e a Tesla a desvalorizarem 2,66% e 3,46%, respetivamente. A Microsoft e a Alphabet, “empresa-mãe” da Google, também abriram em baixa.

Os principais índices norte-americanos voltam assim a ceder, numa altura de forte volatilidade dos mercados, depois de os dados do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em abril, divulgados na quarta-feira, terem mostrado que a inflação nos Estados Unidos vai manter-se elevada ainda durante mais algum tempo, o que é um desafio para a Fed na sua tentativa de controlar o aumento dos preços.

Desta forma, aumentam os receios de que o banco central norte-americano não consiga travar a escalada da inflação, atualmente em máximos de quatro décadas, sem mergulhar a economia dos EUA numa recessão.

Esta quinta-feira, o Departamento do Trabalho norte-americano divulgou que o número semanal de inscrições para subsídio de desemprego nos Estados Unidos aumentou para 203.000 na semana passada, mais mil em comparação com o período anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre em baixa com receio de subida das taxas de juro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião