Inflação em Espanha desacelera em abril devido a quedas na eletricidade e combustíveis

  • Lusa
  • 13 Maio 2022

A diminuição da inflação homóloga para 8,3% no mês passado deve-se principalmente a quedas nos preços da eletricidade e dos combustíveis no país vizinho.

A taxa de inflação anual em Espanha desacelerou em abril para 8,3%, um décimo de ponto percentual menos do que o valor avançado há duas semanas, principalmente devido a quedas nos preços da eletricidade e dos combustíveis.

De acordo com os dados definitivos da evolução do índice de preços no consumidor (IPC) publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE) este é o primeiro declínio da inflação depois de dois meses de aumentos acentuados, que levaram o índice de Preços no Consumidor (IPC) a aumentos anuais de 9,8% em março, a sua taxa mais alta em quase 37 anos.

A diminuição da inflação homóloga para 8,3% deve-se principalmente a quedas nos preços da eletricidade e dos combustíveis, enquanto os preços dos alimentos registaram um aumento maior em abril do que no mesmo mês de 2021.

Os dados avançados do INE também incluem uma estimativa da inflação anual subjacente (excluindo alimentos não processados e produtos energéticos), tendo esta aumentado em abril em um ponto percentual, para 4,4%, o seu valor mais alto desde dezembro de 1995, colocando esta taxa quase quatro pontos abaixo da taxa geral de inflação.

Em termos de aumentos mensais, o IPC registou uma diminuição de 0,2% em abril em relação a março, a sua primeira queda depois de dois meses de aumentos.

No quarto mês de 2022, a taxa anual do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) em Espanha, que serve para fazer comparações entre países, foi de 8,3%, um ponto e meio mais baixa do que a de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação em Espanha desacelera em abril devido a quedas na eletricidade e combustíveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião