UE prepara plano para comprar gás russo sem violar sanções

  • ECO
  • 15 Maio 2022

Rússia exige que compras de gás natural sejam pagas em rublos. A Comissão Europeia está agora a desenhar um plano para cumprir exigências de Putin sem violar as sanções.

A União Europeia está a preparar um plano para cumprir as exigências de Vladimir Putin de pagar à Rússia em rublos pelo gás natural sem violar as sanções aplicadas a Moscovo por causa da invasão da Ucrânia, avança a agência Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês).

As novas orientações irão permitir aos compradores de gás a abertura de uma conta no banco estatal Gazprombank e pagar em euros ou dólares, que serão depois convertidos em rublos pelo banco.

As empresas devem fazer “uma declaração clara de que consideram suas obrigações cumpridas uma vez que pagam em euros ou dólares, de acordo com os contratos existentes”, disse uma fonte citada pela Bloomberg.

Putin está a obrigar os países a pagarem o gás em rublos para dar força à moeda russa que está a ser pressionada pelas sanções na sequência da guerra da Rússia na Ucrânia. O Kremlin impôs controlo de capitais e subido os juros para dar suporte ao rublo.

A Comissão Europeia está agora a procurar uma solução para cumprir com esta exigência sem violar as sanções. Já haverá cerca de 20 companhias que já têm contas no Gazprombank. Ursula von der Leyen classificou a medida da Rússia como “chantagem” e uma “violação clara dos contratos”.

Uma das fontes adiantou à Bloomberg que Alemanha, Hungria, Itália e França estão de acordo com o plano, enquanto a Polónia considera que não a proposta não dá certezas legais. A maioria dos Estados membros terá de pagar as importações de gás à Rússia até final do mês e se falharam poderão ver o fornecimento cortado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE prepara plano para comprar gás russo sem violar sanções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião