Novo carro mais caro do mundo é alemão
Modelo de 1955 da Mercedes foi comprado em leilão por 135 milhões de euros. Verba será usada para grupo alemão criar um fundo para bolsas de estudo a nível mundial.
Foi pulverizado o recorde para carro mais caro do mundo. O novo volante pertence a um modelo da Mercedes, que foi comprado em leilão por um investidor privado por 135 milhões de euros. O montante será agora usado para criar um programa mundial de bolsas de estudo pela fabricante de Estugarda, segundo anúncio feito na quinta-feira.
O Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé é um protótipo de 1955 e do qual foram apenas produzidas duas unidades. A outra unidade vai continuar a ser exibida no museu da Mercedes, em Estugarda.
O engenheiro responsável pela construção do carro, Rudolf Uhlenhaut, é considerado um dos maiores especialistas do mundo automóvel.
Com motor de oito cilindros de 302 cavalos e uma caixa de cinco velocidades, este carro pesa 998 quilos e tem as portas em formato de asas de gaivota, o que torna num modelo particularmente apetecível para os entusiastas do mundo automóvel.
O carro foi feito para competir em 1955 na Carrera Panamericana desse ano. Só que a prova foi cancelada pelo Governo local e a marca alemã acabaria por desistir do desporto automóvel no final desse ano, depois de um acidente com um carro da marca numa corrida no circuito francês de Le Mans, que provocou a morte de 84 espetadores e 120 feridos.
Até agora, o modelo era detido pela própria Mercedes-Benz Classic, que conta com uma coleção privada de mais de 1.100 carros fabricados desde 1886.
Os 135 milhões de euros gerados pelo leilão vão servir para financiar um programa de bolsas de estudo universitárias e no ensino secundário.
O anterior carro mais caro do mundo era o Ferrari 250 GTO, de 1963, por 70 milhões de dólares (66,4 milhões de euros, no câmbio atual).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo carro mais caro do mundo é alemão
{{ noCommentsLabel }}