Operadoras recusam dizer se vão apagar base de dados

  • ECO
  • 22 Maio 2022

A polémica dos metadados continua a dar que falar. As grandes operadoras de telecomunicações do país não revelam se vão pagar informações sensíveis dos clientes.

A Meo, a Nos e a Vodafone não revelam se vão apagar as informações sensíveis guardadas numa base de dados agora que o Tribunal Constitucional, com base numa decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, decidiu declarar inconstitucional que se guarde esses dados. A decisão entra em vigor esta segunda-feira, mas as maiores operadoras de telecomunicações em Portugal apenas dizem que cumprem a legislação aplicável, de acordo com o Público.

“A Vodafone Portugal cumpre com todas as obrigações no que respeita ao tema em apreço, seguindo escrupulosamente tudo o que se encontra, a cada momento, determinado na lei“, diz a operadora. A Meo “esclarece que cumpre integralmente as disposições legais em vigor, prestando colaboração com as autoridades no estrito cumprimento da lei” e a Nos garante que cumpre “escrupulosamente a legislação aplicável”.

O diário explica que as operadoras foram obrigadas em 2019 a criar esta base de dados, conservando durante um ano todos os registos de chamadas e uso da internet, além da localização dos utilizadores, para efeitos de investigação e repressão de crimes graves. Com o TC a decidir pela inconstitucionalidade dessas normas por violarem direitos fundamentais como a reserva da vida privada, o Ministério Público fica impedida de utilizar esses dados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operadoras recusam dizer se vão apagar base de dados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião