Bruxelas apoia consumidores contra a Volkswagen

  • Lusa
  • 7 Março 2017

A Comissão Europeia informou que apoia a ação movida pelas associações de defesa dos consumidores, no âmbito do escândalo da manipulação de emissões poluentes da fabricante alemã Volkswagen.

A Comissão Europeia informou hoje que apoia a ação movida pelas associações de defesa dos consumidores, no âmbito do escândalo da manipulação de emissões poluentes da fabricante alemã Volkswagen.

Após uma reunião com as autoridades de defesa do consumidor, Christian Wigand, porta-voz do executivo comunitário, indicou que “a associação holandesa preparará uma ação conjunta”, que contará com o apoio de Bruxelas. Este processo deverá ter “resultados concretos até ao final do próximo mês”, acrescentou.

O contributo da comissão poderá traduzir-se na ajuda para “chegar a uma avaliação jurídica conjunta final”, disse a mesma fonte, referindo que todas as associações concordaram em reunir mais informações sobre o processo de reparação de viaturas nos diferentes estados-membros.

A comissária europeia responsável pelos consumidores, Vera Jourova, incentivou as associações a “utilizarem todos os meios à disposição para proteger os consumidores europeus” e comprometeu-se a continuar a dialogar com a Volkswagen, acrescentou o porta-voz.

A 2 de novembro, a Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores – Deco avançou com um processo judicial contra a Volkswagen devido à “diferença insuportável de tratamento entre consumidores europeus e norte-americanos”. Em relação à intervenção técnica para corrigir o problema, a DECO afirmou ser “absolutamente ineficaz”, de acordo com testes que realizou, exigindo explicações à marca por obrigar os consumidores a levar os carros às oficinas apesar de nada ficar resolvido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas apoia consumidores contra a Volkswagen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião