HDI Seguros compra parte das operações da Sompo no Brasil

  • ECO Seguros
  • 26 Maio 2022

Ganhos de quota na região de São Paulo, sinergias e diversificação de portefólio explicam o movimento da filial brasileira da HDI. A sucursal local da Sompo vai focar-se no segmento corporate.

A HDI, seguradora com posições de relevo no Brasil em coberturas de linhas comerciais, automóvel e habitação, acordou aquisição das operações de retalho da Sompo naquele mercado, nomeadamente seguros do ramo de Automóvel, Vida, Empresarial, Habitacional e Condomínio.

A compra serve objetivo da HDI Seguros de reforçar posicionamento e diversificar portefólio, explica a filial brasileira do grupo alemão controlado pela Talanx AG. Com a consolidação, a companhia melhorará a respetiva participação de mercado no ranking geral do ramo Automóvel, no segmento Residencial, fortalecendo-se também entre as maiores do Brasil em soluções empresariais.

“São três pilares que fizeram mais sentido para nós nesta aquisição: a maior participação na cidade de São Paulo, a sinergia e a diversificação em vários ramos”, afirmou Eduardo Dal Ri, CEO da HDI Seguros, cita o Estadão. Números da HDI Seguros indicam emprego de 1,4 mil pessoas e uma carteira de 2,5 milhões de segurados geridos através de uma rede com perto de 70 filiais e escritórios distribuídos pelo Brasil.

A transação será totalmente paga em dinheiro, estimando-se que o valor ultrapasse os mil milhões de reais (cerca de 193,8 milhões de euros). Culminando negociações que se prolongaram por alguns meses, a aquisição permite à HDI Seguros, sediada em São Paulo, reforçar quota sobretudo no ramo automóvel (que já representa 85% da carteira da HDI) e crescer em outros ramos de não Vida, onde passará a ser sétima entre as maiores do mercado.

Após a transação, a filial brasileira da Sompo vai focar-se em soluções de corporate, uma vez que o segmento de retail será transferido para a HDI. Só no ramo automóvel, a adquirente estima subir da sexta para a quarta posição do ranking, assumindo uma carteira de 2,3 milhões de clientes, acrescentando 600 mil ao número de segurados auto que gere atualmente. Com a integração, a HDI vai acolher mais de 700 funcionários da Sompo Seguros, acedendo ainda a uma rede de corretores e parcerias com bancos.

A conclusão da transação, prevista ser finalizada em 2023, depende ainda das aprovações das autoridades brasileiras da concorrência (Cade) e Supervisão dos seguros (Susep), além de confirmação das respetivas sociedades dominantes, na Alemanha e no Japão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

HDI Seguros compra parte das operações da Sompo no Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião