Governo mantém medidas Covid. Ministra diz que já “terá passado” o pico da sexta vaga em Portugal
O pico da sexta vaga da pandemia de Covid-19 "já terá passado", avançou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, após o Conselho de Ministros. Medidas Covid não mudam.
O pico da sexta vaga da pandemia de Covid-19 “já terá passado”, avançou esta quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final da reunião semanal do Conselho de Ministros. Nesse contexto, o Governo decidiu prorrogar o estado de alerta, mantendo as medidas atualmente em vigor, incluindo as que dizem respeito às máscaras de proteção.
“A análise dos números indica que, muito provavelmente, o pico já terá passado, com algumas regiões já com quedas visíveis e de vários grupos etários também, pelo que a decisão do Conselho de Ministros foi a de manter as medidas em vigor”, disse a governante, numa conferência de imprensa. As conclusões surgem na sequência da habitual reunião semanal com peritos que fazem a monitorização da pandemia.
Na prática, o Governo decidiu prolongar o estado de alerta até até às 23h59 de 30 junho. Isto significa que o uso de máscara apenas é obrigatório nos transportes públicos (incluindo “ubers” e táxis), estabelecimentos e serviços de saúde, bem como para estruturas residenciais de idosos (ou equiparados). Ainda assim, a ministra lembra que “o fim da obrigatoriedade de máscara não significa que a máscara não deva ser utilizada em situações de maior risco”, consoante a avaliação de cada um.
Mariana Vieira da Silva justifica a manutenção destas medidas com o facto de “já se estar a verificar esta inversão de trajetória” da pandemia em várias regiões do país, bem como o facto de “o número de pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos estar “abaixo dos 40%” e de, paralelamente, se estar a administrar a segunda dose de reforço aos maiores de 80 anos.
Neste contexto, o Executivo “entende que não são necessários medidas adicionais“, mas a ministra de Estado e da Presidência sublinha que “o Governo pondera sempre a necessidade ou não de voltar a tomar medidas”.
(Notícia atualizada pela última vez às 14h53)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo mantém medidas Covid. Ministra diz que já “terá passado” o pico da sexta vaga em Portugal
{{ noCommentsLabel }}