Controlo de fronteiras nos aeroportos vai ter reforço de 238 elementos no verão

José Luís Carneiro explicou que o plano "vai mobilizar recursos humanos do SEF de todo o país e de diversos serviços", mas também de agentes da PSP e que visa responder ao "pico da procura".

O Ministro da Administração Interna apresentou esta terça-feira o plano de contingência, tendo em vista evitar bloqueios nos aeroportos nacionais. José Luís Carneiro explicou que este plano “vai mobilizar recursos humanos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de todo o país e de diversos serviços”, mas também de agentes da PSP e que visa responder ao “pico da procura” em determinadas horas do dia.

Em causa está um plano de contingência para os postos de Fronteira Aérea Nacionais, que vai vigorar entre junho e setembro, tendo em vista evitar fazer diminuir as filas no atendimento de passageiros no período do verão. Os aeroportos nacionais vão ter um reforço de 238 elementos do SEF e da PSP durante os meses de verão, mais 82% do que o efetivo atual nos postos de fronteira.

O diretor nacional do SEF, Fernando Silva, indicou também que este reforço de meios humanos vai ser gradual e estará estabilizado em 4 de julho. No total, os cinco aeroportos portugueses vão ter 529 elementos para fazer controlo de fronteiras aos passageiros provenientes de voos de países fora da União Europeia. Além do reforço de inspetores do SEF de todo o país, este plano conta com 168 agentes da PSP, avançou o responsável.

“É um plano com resposta graduada às necessidades”, dado que, “por um lado estamos a regressar aos níveis pré-pandemia e até é previsível que possamos ultrapassar os números de 2019″, sinalizou também José Luís Carneiro, em declarações transmitidas pela RTP3, acrescentando ainda que “há um acréscimo atual de cerca de 5 milhões de passageiros”, na sequência da saída do Reino Unido da União Europeia.

Por outro lado, este plano vista responder “a uma nova exigência” que diz respeito ao facto de haver “um pico da procura em determinadas horas do dia”, nomeadamente da parte da manhã e que “causa uma exigência acrescida na capacidade de resposta”.

Nesse contexto, o plano “vai mobilizar recursos humanos do SEF de todo o pais e de diversos serviços para dar resposta acrescida e gradual”, mas também vai contar com a participação de agentes da PSP, que estarão em formação entre 1 de junho a 4 de julho.

Recorde-se que no domingo o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, viveu um dia de caos e bloqueios nos atendimentos, na sequência de uma reunião de um dos três sindicatos dos trabalhadores do SEF, que deixou o controlo de passaportes a funcionar com serviços mínimos entre as 6h00 e as 9h00 da manhã.

(atualizado às 19h17 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Controlo de fronteiras nos aeroportos vai ter reforço de 238 elementos no verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião