Taxa de desemprego na Zona Euro estabiliza em 6,8%. Portugal continua abaixo da média europeia

A taxa de desemprego fixou-se nos 6,8% na Zona Euro e 6,2% na União Europeia, em abril. Portugal tem uma taxa de 5,8%.

A taxa de desemprego estabilizou tanto na Zona Euro como na União Europeia (UE) em abril, ao fixar-se em 6,8% e 6,2%, respetivamente, como mostram os dados divulgados pelo Eurostat esta quarta-feira. Portugal continua abaixo da média comunitária, tendo também mantido inalterado o desemprego nos 5,8%.

O Eurostat estima que 13,26 milhões de pessoas na UE, dos quais 11,18 milhões na Zona Euro, estivessem desempregados em abril de 2022. Se a comparação for feita com o mesmo mês do ano passado, o desemprego acabou por diminuir, em 2,5 milhões na UE e 2,17 milhões na Zona Euro.

Olhando para os Estados-membros, o desemprego registado em Portugal continua abaixo da média comunitária, nos 5,8%. Ainda assim, há países com uma taxa ainda mais baixa, como é o caso da República Checa, com 2,4%, da Alemanha e da Polónia, ambos registando uma taxa de 3%, e dos Países Baixos (3,2%).

Por outro lado, as taxas de desemprego mais elevadas na União Europeia encontram-se em Espanha, onde se fixou nos 13,3% (uma descida face ao mês anterior) e na Grécia, com 12,7% em abril (uma subida face a março).

O gabinete de estatísticas europeu divulga também dados sobre o desemprego jovem, que mostram que em abril de 2022, 2,6 milhões de jovens (com menos de 25 anos) estavam desempregados na UE, dos quais 2,12 milhões na Zona Euro. A taxa de desemprego dos jovens foi de 13,9% tanto na UE como na Zona Euro, uma queda face aos 14,0% registados em ambos no mês anterior.

(Notícia atualizada às 10h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego na Zona Euro estabiliza em 6,8%. Portugal continua abaixo da média europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião