Kenbi do Porto recebe investimento de 23,5 milhões e contrata 40

Startup nascida na Alemanha facilita vida dos enfermeiros que prestam cuidados em casa. Escritório do Porto vai triplicar equipa até ao final deste ano após série A de financiamento.

A Kenbi, startup luso-alemã cofundada pelo português Bruno Pires e com escritório no Porto, fechou uma ronda de investimento série A de 23,5 milhões de euros, liderada pela Endeavor Vision. A tecnológica, cuja solução visa facilitar a vida dos enfermeiros que prestam cuidados em casa, quer com esta ronda acelerar o desenvolvimento da plataforma e reforçar com mais 40 pessoas a equipa em Portugal.

Com este investimento vamos ampliar as inovações tecnológicas para o cliente, que vão além do mercado-alvo de idosos, criando uma categoria de assistência médica em casa para uma população mais ampla: agenda de serviços, relatórios de atendimento, contactos da rede de atendimento e um marketplace para solicitação de ofertas adicionais”, destaca Bruno Pires, o cofundador português da Kenbi. Os outros dois fundadores da empresa são Clemens Raemy (responsável de produto) e Katrin Alberding (líder para marketing e recursos humanos).

Fundada em 2019, a Kenbi usa tecnologia para aliviar a falta de pessoal de enfermagem, reduzindo em 20% o tempo em que estes profissionais têm de lidar com burocracia, segundo informa a empresa. Os enfermeiros são contratados diretamente pela startup para depois prestarem apoio domiciliário. A solução já conta com mais de 300 cuidadores que prestam serviços a pacientes em vários estados na Alemanha.

Na cidade do Porto, que acolhe o escritório tecnológico da startup, trabalham atualmente 24 pessoas e há objetivos de reforçar a equipa: a empresa vai contratar mais 40 pessoas até ao final do ano. O regime de trabalho é híbrido: os trabalhadores podem ficar em casa ou deslocarem-se ao escritório conforme preferirem. Entre enfermeiros e engenheiros, a empresa dá emprego a 430 pessoas em Portugal e na Alemanha, dos quais 80% são mulheres.

No futuro, a Kenbi quer apostar em “sistemas de farmácia online, modelos de telemedicina assistida por enfermeiros, dispositivos domésticos conectados e análises de grandes volumes de dados para assistência médica preditiva”.

Depois desta ronda de investimento — liderada pela sociedade de capital da Suíça Endeavor Vision, a que se juntaram os investidores existentes Redalpine, Heartcore, Headline, Partech, entre outros ligados aos cuidados de saúde e ao Sillicon Valley Bank — a startup luso-alemã já angariou um total de mais de 30 milhões de euros de investidores externos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kenbi do Porto recebe investimento de 23,5 milhões e contrata 40

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião