Reserva Federal classifica crescimento nos EUA como “modesto”
A Fed indicou que os 12 distritos em que está dividida a instituição registaram algum crescimento desde finais de abril, mas foi "pouco ou modesto" na maioria dos casos.
A Reserva Federal norte-americana (Fed) indicou esta quarta-feira que o crescimento económico nos últimos meses foi “modesto” quando faltam quase dois meses para ser conhecida a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre.
No Livro Bege, publicado esta quarta, a Fed indicou que os 12 distritos em que está dividida a instituição nos Estados Unidos registaram algum crescimento desde finais de abril, mas foi “pouco ou modesto” na maioria dos casos. Este relatório da Fed, que é publicado oito vezes por ano, analisa as condições económicas do país e serve sobretudo para ter uma perceção da trajetória que a economia norte-americana está a seguir.
O texto indica que o setor industrial tem um crescimento sólido mas que os setores do retalho e do imobiliário são os que começam a abrandar devido aos preços altos e à subida das taxas de juro. Em oito dos distritos regionais da Fed, as expetativas dos agentes económicos (empresários, economistas) são piores agora do que em finais de abril.
A administração norte-americana confirmou na semana passada que a economia recuou nos primeiros três meses do ano, uma queda de 1,5% em ritmo anualizado (mais uma décima do que o inicialmente calculado). Entre os fatores que mais contribuíram para esse retrocesso está a queda no investimento e a redução das exportações.
Essa situação reflete os persistentes problemas nas cadeias globais de abastecimento e as alterações provocadas pela invasão russa da Ucrânia, situações que não devem melhorar nas próximas semanas. O banco central norte-americano, por seu lado, tenta travar a inflação elevada (8,3% em abril) com subidas das taxas de juro, o que deverá levar a um abrandamento do consumo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reserva Federal classifica crescimento nos EUA como “modesto”
{{ noCommentsLabel }}