Depoimento de Powell reduz receios dos investidores e anima Wall Street
Jerome Powell afirmou que o banco central está determinado em assegurar que a subida da inflação não ficará descontrolada.
Os principais índices de Wall Street encerraram em terreno positivo, animados pelo discurso do presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed). Jerome Powell falou perante o Senado, afirmando que o banco central está determinado em assegurar que a subida da inflação não ficará descontrolada. O setor tecnológico liderou as subidas desta terça-feira.
O índice de referência financeiro, S&P 500, valorizou 0,92% para 4.713,07 pontos, acompanhado pelo industrial Dow Jones que avançou 0,51% para 36.252,02 pontos. A estrela desta sessão foi o tecnológico Nasdaq que somou 1,41% para 15.153,4 pontos.
O sentimento foi de alívio esta terça-feira, depois do depoimento de Jerome Powell perante o Senado, que acabou por apontar como quase certo um novo mandato à frente da Fed. O presidente afirmou que o banco central está determinado em garantir que o aumento da inflação será controlado e que, em vez de diminuir o crescimento do emprego, é necessário um aperto nas políticas para manter a expansão económica.
Os comentários de Powell tranquilizaram os investidores, que estavam preocupados que a Fed não dê prioridade ao travão da subida da inflação, como explica Shawn Cruz, da TD Ameritrade, citado pela Reuters (conteúdo em inglês). “A preocupação inicial era de que a Fed atrapalhasse o ritmo da recuperação”, disse, acrescentando que o banco central está “ciente do potencial efeito” que a subida da inflação teria na economia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Depoimento de Powell reduz receios dos investidores e anima Wall Street
{{ noCommentsLabel }}