FMI nomeia Gourinchas como novo economista-chefe
Depois de Gopinath se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de economista-chefe do FMI, chegou a vez de Gourinchas subir ao lugar, sendo que o francês irá começar em janeiro em tempo parcial.
Pierre-Olivier Gourinchas foi nomeado para a sucessão de Gita Gopinath enquanto economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), anunciou o fundo e avançou a Bloomberg (acesso pago, e conteúdo em inglês).
O economista francês irá começar em tempo parcial a 24 de janeiro, passando a tempo inteiro a 1 de abril, pode ler-se em comunicado do fundo com sede em Washington. Gourinchas é atualmente o diretor da Universidade da Califórnia em Berkeley e diretor do programa de finanças internacionais e macroeconomia do National Bureau of Economic Research.
O recém-nomeado foi também investigador convidado do FMI e editor-chefe da IMF (FMI – sigla inglesa) Economic Review de 2009 a 2016, sendo que possui ainda um doutoramento pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Depois de Gopinath se tornar na primeira mulher a ocupar o cargo de economista-chefe do FMI, esta deverá substituir Geoffrey Okamoto enquanto a número dois na hierarquia da instituição em 21 de janeiro. O anúncio, divulgado em dezembro, contrastou com as declarações de Gopinath em outubro onde expressou planear voltar à Universidade de Harvard, de modo a manter o seu lugar catedrático após três anos de serviço público.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
FMI nomeia Gourinchas como novo economista-chefe
{{ noCommentsLabel }}