Powell admite maior subida dos juros e Wall Street cai

O presidente da Reserva Federal norte-americana admitiu que pode subir os juros em 50 pontos base de uma só vez. As bolsas reagiram em baixa.

Os três principais índices norte-americanos de Wall Street fecharam a sessão desta segunda-feira em baixa. Foi assim que os investidores digeriram as palavras de Jerome Powell, presidente da Fed, que sinalizam uma postura mais agressiva no aperto da política monetária, face ao que se antecipava anteriormente.

A falar numa conferência nos Estados Unidos, o presidente da Reserva Federal norte-americana disse que terá de dar passos “rapidamente” para combater a aceleração da taxa de inflação, admitindo que pode haver subidas de juros mais elevadas do que o habitual e de uma só vez. “Se acharmos apropriado subir 50 pontos base, nós vamos fazê-lo“, disse Jerome Powell, assinalando que “podemos chegar à conclusão de que precisamos de agir mais rapidamente”.

Depois destes comentários, nos mercados financeiros, os futuros dos juros diretores da Fed supõem uma probabilidade de 60,7% de que haja uma subida de 50 pontos base na reunião de maio, acima das probabilidades de 52% registadas antes das palavras de Powell.

O Dow Jones desceu 0,58% para os 34.552,99 pontos, o S&P 500 encolheu 0,4% para os 13.838,46 pontos e o Nasdaq cede 0,04% para os 4.461,18 pontos. Os três índices caíram pela primeira vez em cinco sessões e após o maior ganho semanal desde novembro de 2020.

Quanto à guerra na Ucrânia, o progresso limitado nas negociações com a Rússia não contribuiu para o sentimento dos investidores. Acresce que a hipótese da União Europeia se juntar aos EUA no embargo ao petróleo russo — o que para já foi rejeitado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE — levou o barril a valorizar novamente, beneficiando as cotadas da energia. As cotadas do setor da defesa também continuam a beneficiar.

Ainda entre as cotadas, o destaque vai para a fabricante norte-americana de aviões, a Boeing, cujas ações encolheram 3,76% para os 185,57 dólares. Isto no dia em que um Boeing 737-800 da China Eastern Airlines — que decidiu retirar de imediato todos esses modelos do ar — despenhou-se num voo de Kunming a Guangzhou.

Nota ainda para as quedas superiores a 4% da Alibaba e acima de 3% da Macy’s e Home Depot.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell admite maior subida dos juros e Wall Street cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião