Petróleo acelera quase 8% com UE a ponderar embargo à Rússia

Preço do barril de Brent está a subir quase 8% para os 116 dólares com a possibilidade de a UE se juntar aos EUA no embargo ao petróleo russo.

Os preços do petróleo estão a subir quase 8% esta segunda-feira, com o Brent a negociar acima dos 116 dólares por barril, quando a União Europeia estão a estudar a possibilidade de se juntar aos EUA no embargo ao petróleo russo.

O contrato do Brent, referência para as importações nacionais, avança 7,83% para 116,38 dólares por barril. Em Nova Iorque, o contrato WTI também está em forte alta: soma 7,28% para 110,59 dólares.

A pressionar os preços do petróleo está a possibilidade que os governos da União Europeia estão a estudar sobre um embargo aos barris da Rússia como forma de pressão sobre Moscovo por causa da guerra na Ucrânia iniciada há quase um mês. Os líderes europeus vão se encontrar esta semana com o Presidente dos EUA, Joe Biden, a propósito do conflito e para endurecer a resposta contra o Kremlin.

Petróleo acelera

A cotação do “ouro negro” aliviou na última semana perante as perspetivas mais otimistas quanto a um acordo para resolver o conflito. Entretanto, os progressos nas negociações parecem estar limitados. A Ucrânia rejeitou a exigência da Rússia para que a suas forças baixem as armas e permitam a rendição da cidade de Mariupol.

Em troca, a Rússia comprometia-se a abrir corredores humanitários para a retirada dos cerca de 130 mil civis que permanecem na cidade e para a entrada de comboios humanitários. Nada feito.

Também durante o fim de semana, os ataques do grupo iemenita Houthi provocaram uma quebra da produção de uma refinaria da Saudi Aramco, aumentando ainda mais os receios de problemas de abastecimento no mercado petrolífero.

(Notícia atualizada às 19h51 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo acelera quase 8% com UE a ponderar embargo à Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião