Empreendedorismo no feminino. Estados Unidos investem no talento português

Candidaturas para a nova edição do programa "Academy for Women Entrepreneurs" estão abertas até 22 de junho.

Estão abertas as candidaturas para uma nova edição do programa “Academy for Women Entrepreneurs” (AWE), que pretende apoiar as mulheres portuguesas no desenvolvimento das suas ideias empreendedoras. Depois de uma primeira edição com mais de 400 candidaturas, oriundas de 19 distritos de Portugal e com um financiamento total de 30.000 dólares, o objetivo desta edição — promovida pela Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Portugal, em parceria com a Drive Impact e o Impact Hub Lisbon — é reunir mais projetos, de diversas áreas, e aumentar o investimento em talento feminino nacional. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas até 22 de junho.

“As mulheres têm uma natureza geradora e multiplicadora. Sabemos que quando são empoderadas economicamente, reinvestem nas suas famílias e nas comunidades onde estão. Os estudos dizem-nos que em Portugal foram gerados 25.000 empregos e registadas mais de 2.000 startups em 2021. É um mercado altamente aliciante, que atrairá mais atenção internacional”, começa por dizer Penny Rechkemmer, conselheira para a Diplomacia Pública na Embaixada dos EUA.

“Através da AWE, queremos apoiar ainda mais projetos de empreendedorismo feminino em Portugal, contribuindo para a geração e multiplicação de oportunidades”, continua, citada em comunicado.

Este ano, surge uma novidade no programa: um prémio de networking nos Estados Unidos. “A connect2global comparticipa com a oportunidade a alguns projetos selecionados de poderem viajar para os EUA para desenvolverem ações de networking com empreendedoras e parceiros locais”, explica Catarina Miguel Martins, diretora da Drive Impact, entidade implementadora do programa.

O programa prevê ainda formação online, em sessões síncronas com a plataforma Dreambuilder (disponibilizada pela Arizona State University, Thrunderbird School of Global Management), com construção do plano de negócios, mentorias especializadas e talks inspiracionais e técnicas.

O anúncio dos projetos vencedores apoiados com investimento financeiro da Embaixada dos EUA está marcado para dezembro de 2022, numa cerimónia que inclui a apresentação ao vivo das empreendedoras participantes.

Mais informações e inscrições aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empreendedorismo no feminino. Estados Unidos investem no talento português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião