O legado de Sandbergpremium

Sai de cena a responsável maior pela máquina publicitária do Facebook - e pelos crimes sociais que essa máquina motivou. A herança que deixa não é bonita de ver.

Sheryl Sandberg tem lugar assegurado na história recente do digital, e não pelas melhores razões. Se há alguém que merece reconhecimento por ter dinamizado a máquina do capitalismo de vigilância é ela: primeiro deu dimensão à máquina publicitária da Google, com os atropelos de privacidade que se conhecem; depois passou 14 anos a impulsionar os esforços de Mark Zuckerberg para dinamitar o espaço público global e pôr em causa a democracia. Claro que a responsabilidade maior dos crimes do Facebook é do chefe Zuckerberg. Mas é importante recordar que, durante anos, Sandberg liderou as áreas de lobby, políticas públicas e segurança - tendo responsabilidades diretas nas muitas manobras de desinformação feitas no Facebook para prejudicar a democracia em vários pontos do mundo. E esteve sempre

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.