Direto Cereais bloqueados podem triplicar no outono, avisa Zelensky
Putin ameaça atingir novos alvos se Ucrânia receber mísseis. O presidente ucraniano admite que Severodonetsk e Lysychansk "são hoje cidades mortas" e avisa para o bloqueio de cereais.
A ofensiva russa à Ucrânia continua, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a apontar que as forças ucranianas que defendem a cidade de Severodonetsk estão a “manter a posição”, mas os russos são “mais numerosos e mais poderosos”. Severodonetsk e Lysychansk “são hoje cidades mortas”, admitiu.
Zelensky alertou também que a quantidade de cereais destinados à exportação e bloqueados na Ucrânia devido à invasão russa pode triplicar no outono e atingir 75 milhões de toneladas, defendendo por isso a criação de corredores marítimos. “Atualmente, entre 20 e 25 milhões de toneladas de cereais estão bloqueadas e neste outono o número pode aumentar para as 70 ou 75 milhões de toneladas”, realçou o chefe de Estado ucraniano.
Já o presidente russo, Vladimir Putin, avisou que Moscovo irá atingir novos alvos se o Ocidente enviar à Ucrânia mísseis de longo alcance. Na declaração à televisão estatal russa Rossiya, Putin não especificou quais são esses alvos. Em causa estão as armas que os Estados Unidos prometeram enviar para território ucraniano, sendo que os norte-americanos dizem que têm garantias por parte dos ucranianos de que não serão utilizadas para atacar território russo.
Além disso, esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, teve de cancelar uma visita à Sérvia depois de os países — Bulgária, Montenegro e Macedónia do Norte — à volta do território sérvio terem fechado o espaço aéreo ao avião do Kremlin.
Acompanhe aqui os principais desenvolvimentos da guerra na Europa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cereais bloqueados podem triplicar no outono, avisa Zelensky
{{ noCommentsLabel }}