Exportações de bens crescem 17,3% em abril

Em abril deste ano, o défice da balança comercial aumentou 1.039 milhões de euros para 2.445 milhões de euros, face a igual período de 2021, adianta ainda o INE.

As exportações de bens cresceram 17,3% em abril, em comparação com o mesmo mês de 2021, segundo a estimativa rápida divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já as importações registaram uma subida homóloga de 29,2%.

“São de salientar os acréscimos nas exportações e importações de fornecimentos industriais (+26,7% e +29,7%, respetivamente) e de combustíveis e lubrificantes (+95,5% e +128,4%, pela mesma ordem)”, sublinha ainda o INE. Estes dados são nominais pelo que não é retirado o efeito da inflação, o qual tem sido pronunciado nos últimos meses.

Na comparação com o mês anterior, isto é com março de 2022, as exportações cresceram 13,7%, enquanto as importações aumentaram 30,8%, o que continua a refletir a recuperação do impacto causado pela pandemia.

O INE assinala ainda que, quando excluídos os combustíveis e lubrificantes, as exportações aumentaram 13,1% face ao registado em abril de 2021, ao passo que as importações subiram 18,5% +12,3% e +21%, pela mesma ordem, em março de 2022).

Aumento das importações continua a pesar na balança comercial

Em abril deste ano, o défice da balança comercial portuguesa (exportações menos importações) aumentou 1.039 milhões de euros, para 2.445 milhões de euros, face a igual período de 2021, penalizado pelo aumento das importações superior ao crescimento das exportações. Ainda assim, quando comparado com o mês anterior, houve uma diminuição de 16 milhões.

“Excluindo Combustíveis e lubrificantes, o défice foi 1 493 milhões de euros, aumentando 465 milhões de euros relativamente a abril de 2021”, adianta ainda o gabinete de estatísticas.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h44)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações de bens crescem 17,3% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião