Participação lusa na Hannover Messe vai alavancar exportações, diz Costa

"A vossa presença nesta montra é essencial, porque irá seguramente alavancar o aumento do crescimento das nossas exportações", disse o primeiro-ministro dirigindo-se às empresas portugueses presentes.

O primeiro-ministro vincou este domingo a oportunidade da participação de Portugal na Hannover Messe para o crescimento das exportações, num encontro com empresários portugueses no recinto daquela que é considerada a maior feira industrial do mundo.

“Temos todos uma meta, que é nesta década garantirmos que as exportações passam a representar mais de 50% do PIB e isso só se faz tendo cada vez serviços e bens de maior valor acrescentado. É por isso que a vossa presença nesta montra é essencial, porque irá seguramente alavancar o aumento do crescimento das nossas exportações”, afirmou António Costa em declarações transmitidas pela RTP. “Temos todos as condições para o conseguir e o contexto é um contexto que nos favorece”, acrescentou.

O chefe do Governo português destacou a participação de Portugal como país parceiro acontece “num momento em que em toda a Europa se procura encurtar as cadeias de valor e reforçar a capacidade industrial, em que todas as empresas industriais tem de investir fortemente na sua automação, e num momento em que a indústria tem de acompanhar o esforço do conjunto da sociedade para a sustentabilidade e tem de investir fortemente em novos paradigmas energéticos”.

“Isto obviamente é uma enorme oportunidade para as nossas empresas e por isso a presença nesta feira, que é a maior montra mundial para quem produz ou presta serviços para a indústria é da maior importância”, disse ainda António Costa.

Portugal é o país parceiro na edição de 2022 daquela que é a maior feira industrial do mundo. Uma comitiva composta por 109 empresas de diversos setores vai mostrar em solo germânico o “talento, inovação, qualidade e fiabilidade” da indústria nacional em áreas mais tecnológicas, ligadas à engenharia e maquinaria, automação, energia e serviços digitais.

As 93 pequenas e médias empresas (PME) participantes tiveram ajudas diretas no valor de 1,2 milhões de euros (o apoio difere consoante o investimento na feira, podendo ir até 45%), através de um projeto conjunto entre a agência do Estado e a AIMMAP. À parte desse valor, aquela que é descrita como a maior operação de promoção da última década custa cerca de três milhões de euros, aplicados em várias rubricas.

António Costa participará às 18h00 na cerimónia de abertura da Hannover Messe 2022, no Hannover Congress Centrum, onde o chanceler alemão, Olaf Sholz, fará também uma intervenção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Participação lusa na Hannover Messe vai alavancar exportações, diz Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião