Os discursos e reações que marcam a vitória folgada de Luís Montenegro

"O dia de hoje é o princípio do fim da hegemonia do PS em Portugal", disse o novo líder. Conheça esta e outras declarações que marcaram a noite eleitoral e as reações políticas de hoje.

Luís Montenegro venceu as eleições no PSD por larga margem, conquistando 72,5% dos 26.964 votos, contra 27,5% de Jorge Moreira da Silva, quando falta apenas apurar uma secção. A abstenção rondou os 40%, um valor muito superior às anteriores diretas. O antigo líder parlamentar tornou-se assim o 19º presidente do partido.

No discurso de vitória afirmou que “o dia de hoje é o princípio do fim da hegemonia do PS em Portugal” e garantiu que o PSD vai “construir um projeto alternativo para retirar Portugal da cauda da Europa. Leia um resumo desta e outras declarações que marcaram a noite eleitoral e as reações políticas de hoje.

Luís Montenegro

“O dia de hoje é o princípio do fim da hegemonia do PS em Portugal”. Foi a frase mais forte do discurso do novo líder, para galvanizar os militantes. Disse que o empobrecimento do país é “a marca de água” do Governo de António Costa. O PSD vai “construir um projeto alternativo para retirar Portugal da cauda da Europa e colocá-lo na linha da frente“.

Apesar de o mandato ser de dois anos, Luís Montenegro quer manter-se na liderança para disputar as próximas legislativas. “Vim para me candidatar a primeiro-ministro em 2026“.

“Este resultado revela que no PSD temos uma maioria expressiva e que secunda esta liderança para ter unidade e coesão no PSD. Enviámos uma mensagem ao país”.

Luís Montenegro teve também algumas palavras para o “companheiro e amigo” Jorge Moreira da Silva: “No que depender de mim não vamos prescindir do seu talento e dos que o apoiaram nesta eleição“.

Jorge Moreira da Silva

O candidato derrotado felicitou o adversário depois de a contagem dos votos deixar clara a vitória de Montenegro. “Faço votos para que tenha êxito, porque o seu êxito será o nosso êxito”, afirmou.

“Eu não tive o apoio de nenhuma estrutura distrital, zero. Não tive o apoio de nenhuma estrutura autónoma, com a exceção de uma estrutura informal, que é das mulheres sociais-democratas”, disse. “Quando avancei, sabia perfeitamente que estava a desafiar uma probabilidade. Mas como dizia Sá Carneiro, a política sem risco é uma chatice e sem ética é uma vergonha”.

O antigo diretor-geral da OCDE não descartou a possibilidade de se voltar a candidatar à liderança do partido. “Os militantes do PSD podem continuar a contar comigo”. “Tendo eu um plano para Portugal, não me peçam para dele abdicar”.

Marcelo Rebelo de Sousa

Ouvido pela agência Lusa, o Presidente da República disse que falou ainda no sábado à noite com Luís Montenegro “felicitando-o pela vitória e desejando-lhe felicidades no novo cargo”.

Telefonou também a Jorge Moreira da Silva, “cumprimentando-o pela campanha e contributo para o debate” que no seu entender “enriqueceu o ato eleitoral social-democrata”.

António Costa

Num curto post, o primeiro-ministro escreveu: “O PPD-PSD escolheu hoje o seu novo presidente. Já felicitei Luís Montenegro pela sua vitória”.

Augusto Santos Silva

O presidente da Assembleia da República também deixou uma mensagem no Twitter a felicitar Luís Montenegro e a salientar a relevância do PSD para a democracia. “Saúdo o líder eleito do PSD, Luís Montenegro. Com uma bancada de 77 deputados, o PSD é um grande partido indispensável para a nossa democracia parlamentar”.

Carlos Moedas

O presidente da Câmara de Lisboa recorreu também à rede social. “Parabéns presidente Luis Montenegro. Uma grande vitória que permite voltar a unir o nosso PSD em torno de um projeto vencedor de crescimento para o nosso país. Podem contar sempre comigo”, escreveu Carlos Moedas.

Rui Rio

O ainda presidente do PSD, Rui Rio, deu os parabéns a Luís Montenegro e deixou-lhe votos de muito sucesso. Deixou também um cumprimento a Jorge Moreira da Silva “pelo serviço que prestou ao partido”.

 

No sábado, após votar nas diretas do PSD, Rui Rio disse que abandonava a vida política. “O meu futuro político acabou aqui. Ponto final parágrafo”. O homem que liderou os destinos do partido desde 2018 afirmou que sai de “consciência tranquila”.

Paulo Rangel

O eurodeputado, que perdeu contra Rui Rio nas eleições diretas anteriores, escreveu que “Portugal precisa de toda a determinação e motivação que tem o novo presidente e, claro, de todo o nosso empenho. Uma saudação democrática ao Jorge Moreira da Silva. Uma palavra de apreço ao presidente Rui Rio”

André Ventura

O líder do Chega também reagiu à vitória de Luís Montenegro. “Felicito Luís Montenegro pela vitória eleitoral no PSD. Que seja o início de um novo ciclo em que o PSD seja capaz de se juntar ao CHEGA na verdadeira oposição ao PS e à extrema-esquerda”, diz a mensagem deixada no Twitter.

Questionado sobre se faria uma coligação com o partido de André Ventura, Luís Montenegro fugiu sempre à resposta dizendo que o seu objetivo é fazer do PSD um “partido maioritário”.

(Notícia atualizada às 14h10 com reação de André Ventura)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os discursos e reações que marcam a vitória folgada de Luís Montenegro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião