Luís Montenegro é o novo líder do PSD

O antigo líder parlamentar venceu as eleições para a presidência do PSD, batendo Jorge Moreira da Silva. Será o 19º líder dos sociais-democratas.

Luís Montenegro é o novo líder do PSD, tendo conseguido 73% dos votos, numas eleições disputadas contra Jorge Moreira da Silva. Veja aqui os resultados finais em todos os distritos e secções de voto.

Luís Montenegro chegou a deputado com apenas 29 anos, era Durão Barroso presidente do PSD, depois de ter passado pela Juventude Social Democrata e sido vereador da Câmara Municipal de Espinho, a cidade onde cresceu. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica, mas foi sempre a política que mais o puxou.

Ganhou preponderância política com Pedro Passos Coelho, ao assumir a liderança do grupo parlamentar após as eleições legislativas de 2011, ganhas pelo PSD. Em janeiro de 2020, desafiou Rui Rio mas perdeu contra o atual líder que arrebatou 53,2% dos votos nas diretas.

Nas declarações que prestou às televisões após votar, pelas 16h00, Luís Montenegro prometeu um PSD “mais coeso e mais unido”, que “vai conseguir reencontrar-se com os portugueses, conquistando a sua confiança ao longo dos próximos anos.

“Vamos ter um PSD naturalmente diferente, com uma nova fase, no início de uma legislatura com maioria absoluta, em que podemos programar as coisas para quatro anos, com vista a disputarmos as legislativas em 2026. Será certamente um partido diferente, renovado, rejuvenescido, mais aberto, com uma intenção muito clara de ir à sociedade atrair os melhores para dentro do PSD“, afirmou.

Questionado sobre o facto de não ser deputado, não podendo, por isso, confrontar diretamente o Governo no Parlamento, respondeu que vê isso “como uma vantagem”. “Em primeiro lugar porque estarei no Parlamento muitas vezes junto dos senhores deputados e jornalistas, em vários momentos em que o Parlamento o propícia. A segunda razão é que vai-me permitir andar pelo país, de terra em terra, a fazer aquilo que o PSD está habituado a fazer, que é ser um partido próximo das pessoas, próximo das instituições, próximo das autarquias, próximo das empresas, próximo da realidade quotidiana dos cidadãos”, disse Luís Montenegro.

Já após serem conhecidos os resultados, disse que “o dia de hoje é o princípio do fim da hegemonia do PS em Portugal” e garantiu que o PSD vai “construir um projeto alternativo para retirar Portugal da cauda da Europa e colocá-lo na linha da frente”.

Jorge Moreira da Silva felicitou o adversário pela “vitória expressiva” e não rejeitou a hipótese de se voltar a candidatar à liderança do PSD. O primeiro-ministro, António Costa, também felicitou Luís Montenegro numa mensagem no Twitter. O mesmo fez o presidente da Assembleia da República.

O Conselho Nacional do PSD anunciou a 15 de março a convocação de eleições diretas, depois de o partido ter conseguido apenas 27,7% dos votos nas legislativas de 30 de janeiro sob a liderança de Rui Rio, com o PS a chegar à maioria absoluta. O antigo presidente da Câmara do Porto ocupava a presidência desde fevereiro de 2018.

Eleito o novo líder, segue-se agora o 40º Congresso do PSD, que se realiza nos dias 1, 2 e 3 de julho, no Coliseu do Porto.

(Notícia atualizada às 9h30 de 29 de maio)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Montenegro é o novo líder do PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião