Dia Nacional da Energia. Saiba como poupar na conta da luz

Seja para aquecer ou arrefecer, ou até mesmo para o dia a dia, é importante saber que há formas de poupar na fatura da eletricidade no final do mês.

A aprovação do programa 3C – Casa, Conforto e Clima, do Livre, no Orçamento do Estado para 2022, trouxe para debate público o tema da eficiência energética e a sua importância, isto numa altura em que se alerta para a necessidade de se consumir de forma responsável e de privilegiar as alternativas energeticamente mais eficientes.

A importância de consumo mais eficiente também chega numa altura em que as temperaturas já começam a dar sinais (ainda que esporádicos) da chegada do verão, sinónimo de um aumento do recurso aos instrumentos de arrefecimento domiciliário. Na verdade, de acordo com o Eurostat, Portugal é o quinto país da União Europeia com menos condições económicas para manter um bom conforto térmico nas habitações e cerca de 19% da população encontra-se mesmo em situação de pobreza energética.

Nesse sentido, e para assinalar o Dia Nacional da Energia, o ECO/Capital Verde recolheu um conjunto de dicas junto da Selectra, comparadora das tarifas de energia, e da Deco Proteste.

8 dicas para obter uma habitação mais eficiente

  • Mantenha o frigorífico afastado de fontes de calor e não coloque alimentos quentes no seu interior

Apesar de parecer óbvia, esta é muitas vezes uma questão que passa despercebida. Antes de colocar a comida dentro do frigorífico, certifique-se que esta está à temperatura ambiente e que o eletrodoméstico não se encontra perto de radiadores ou do fogão. Isto porque, ao estar em contacto com fontes de calor, quer seja a nível externo ou interno, o frigorífico precisará de mais energia para garantir a sua refrigeração.

  • Reduza a temperatura dos aparelhos elétricos

Se ao lavar a roupa tem tendência a optar pelos ciclos de 60 graus Celsius, então se calhar é melhor pensar duas vezes: para além das temperaturas elevada danificarem o material de certas peças, consomem também cerca de 25% mais eletricidade do que o ciclo de 40 graus Celsius, por exemplo.

  • Não ignore o modo “eco” das suas máquinas

Já deve ter reparado que em muitos dos seus eletrodomésticos existe um modo “eco”. Este modelo permite que haja uma redução do consumo de eletricidade de até 45%.

  • Aqueça a comida no microondas

Se pretender apenas aquecer a comida, recorra ao microondas. Além de poupar tempo, consegue gastar menos 60% de energia do que um forno.

  • Se estiver calor, feche as janelas

Antes de ligar o ar condicionado, é importante saber que fechar portas e janelas, correr os estores ou usar toldos são também maneiras eficazes de arrefecer a sua casa. E se não tiver alergias, saiba que as plantas altas perto da janela também ajudam a criar sombra. Com estes gestos, pode poupar até 30% de energia.

  • Considere os sistemas multi-split

Se precisar de climatizar várias divisões da casa ao mesmo tempo, mas não quer ou pode fazer obras de remodelação (como a instalação, por exemplo, de tetos falsos), considere a instalação de sistemas multi-split ou, em alternativa, de sistemas de ar condicionado VRF.

  • Evite as atividades ou tarefas que produzam mais calor

Nas horas mais quentes, ponha de lado as tarefas que produzem calor e vapor ou contaminam o ar, afetando diretamente a sua qualidade e renovação. Cozinhar, passar a ferro, fumar e utilizar pinturas ou colas são exemplos de atividades que não deve praticar.

  • Luzes, televisores e computadores. Não os ligue ao mesmo tempo

Evite ligar muitos aparelhos em simultâneo, como lâmpadas, televisores e computadores. A presença de pessoas num espaço fechado faz aumentar a temperatura.

Nos dias e noites muito abafados, use roupas leves e frescas, evite esforço físico e hidrate-se bem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dia Nacional da Energia. Saiba como poupar na conta da luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião